Criado por Administrator em qui, 21/08/2008 - 08:50
Junto à comemoração de mais um ano de existência da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) chegam a Instituição 1113 novos alunos. Dos mais diversos lugares, os calouros esperam encontrar na universidade um ensino de qualidade e que os enriqueça culturalmente, visto que a UFOP é conhecida pela sua tradição e localidade na famosa Ouro Preto.Calouro do curso de Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, o paulista Felipe Bianchi relata que devido à alta concorrência em todas as universidades do país, a UFOP não era sua única opção, mas a escolha por ela se deu pelo fato de ser uma Federal e pela atmosfera histórica da cidade de Ouro Preto e região, que proporciona um ambiente inspirador de estudo. “Procurei estudar um pouco a história da UFOP e da região para conhecer e me preparar melhor para a possibilidade do ingresso. Fui aprovado em outra Instituição, particular, de altíssimo nível em São Paulo, mas optei pela UFOP por se tratar de uma Universidade Federal, o que já cria uma ansiedade muito grande pela excelência no ensino e por estar localizada em uma região culturalmente rica”, afirma Felipe.
Já o calouro do curso de Engenharia de Produção, campus João Monlevade, Tales Nascimento, tinha como objetivo prestar o vestibular somente no final de 2008, mas optou pela UFOP ainda no segundo semestre devido aos bons conceitos da Universidade. “Após seis meses de cursinho pré – vestibular em João Monlevade e a reprovação no primeiro processo seletivo 2008 decidi mudar para Belo Horizonte e fazer mais um ano de cursinho. Com a mudança objetivava fazer vestibular no final do ano, mas por influência de alguns amigos, familiares e também pelo peso que a UFOP possui, sendo ela conhecida em todo o Brasil, decidi prestar vestibular na Instituição no meio do ano.", relata Tales.
Com o resultado positivo veio o alívio do dever cumprido e a certeza de que todo o esforço valeu a pena. Mas as expectativas quanto ao curso e a Universidade são cada dia maiores. “Fiquei muito feliz por ingressar na UFOP, não sei exatamente o que encontrarei, mas espero dispor de um rico conteúdo teórico e prático sobre como fazer jornalismo de qualidade e poder aprender as nuances da escrita”, afirma Felipe.
Agora a próxima missão dos calouros, além da adaptação à nova vida, é estudar e lutar por uma boa posição no mercado de trabalho. “A vida de um calouro em um todo muda muito, me imagino em outro patamar da sociedade. Com meu esforço e com a ajuda dos professores da UFOP, espero obter conhecimento necessário para ser um profissional diferenciado e atuar o mais rápido possível no mercado de trabalho.”, finaliza Tales.



Ouvidoria




