A reitora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Cláudia Marliére, assinou o acordo com universidade Allameh Tabataba'i University (ATU) no dia 8 de novembro. Este foi o segundo convênio assinado com o Irã — o primeiro havia sido estabelecido em setembro, com a University of Theran (UT). Os acordos têm como objetivo a mobilidade de discentes, docentes e técnicos administrativos das instituições, assim como a realização conjunta de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Estiveram presentes na reunião em que o acordo foi assinado o Embaixador do Brasil no Irã, Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, e o Embaixador da República Islâmica do Irã no Brasil, Hossein Gharibi. Ambos parabenizaram a iniciativa de cooperação internacional e colocaram-se à disposição para apoiar as ações propostas, principalmente as ações relativas à promoção da língua e cultura persas e da língua portuguesa e cultura lusófona nas universidades que assinaram o acordo.
ALLAMEH TABATABA'I UNIVERSITY (ATU) - A
ATU foi fundada em 1984, a partir da união entre a Escola de Contabilidade e Finanças do Petróleo, a Faculdade de Comércio de Teerã e 25 outras universidades, faculdades, institutos e centros de educação superior. A Allameh Tabataba'i University conta com 48 cursos de bacharelado, 101 de mestrado e 49 de doutorado. A universidade tem 508 docentes (número referente ao ano acadêmico de 2017/2018) e é uma das mais prestigiadas instituições asiáticas, além de ser a maior universidade pública especializada em ciências humanas, cognitivas e sociais.
TEHRAN UNIVERSITY (UT) - Fundada em 1934 como uma instituição moderna, a
UT é uma das melhores universidades do Oriente Médio e do mundo. A instituição oferece 111 cursos de bacharelado, 117 cursos de mestrado e 156 cursos de doutorado.