Os professores do Departamento de Jornalismo da UFOP Evandro Medeiros e Lara Linhalis participam da organização do II Festival de Cidadania Digital com a apresentação de três casos do verbete "jornalismos possíveis, mundos possíveis".
O evento, que começa nesta segunda-feira (13) e vai até a próxima quinta (16), tem como tema "Um mundo onde caibam todos os mundos: aspectos e características de governance no terceiro milênio, com foco nas experiências que utilizam tecnologias digitais para o bem comum. O festival vai reunir dezenas de docentes, pesquisadores, profissionais e ativistas de diversos países, entre eles Brasil, Irlanda e Itália.
A organização é da
Plataforma Cidadania Digital, uma iniciativa do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP), em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa. A plataforma pretende ser um ambiente virtual com recursos educacionais abertos, com objetivo de compor uma rede ampla formada por professores, pesquisadores e outros interessados em promover uma iniciativa de cidadania digital.
A programação conta com o lançamento de livros e vídeos sobre assuntos como blockchain, plataformas, metaverso e net-ativismo, priorizando a apresentação de casos de diversos lugares do mundo que estão desenvolvendo participação direta da população através de arquiteturas digitais.
Todas as atividades serão abertas ao público e transmitidas através do canal do Atopos no
YouTube.