O projeto "Incultec: ecossistemas de inovação, empreendimentos e empreendedorismo da UFOP" foi aprovado na chamada nº 08/2021 do Programa de Apoio aos Ambientes Promotores de Inovação, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O objetivo da proposta é reestruturar o Centro de Referência à Incubação de Empresas e Projetos de Ouro Preto (Incultec) e implementar um ambiente de inovação e empreendedorismo voltado ao apoio a empresas nascentes de base tecnológica e cultural.
"Neste momento particular da pandemia, estimular a cultura de inovação e empreendedorismo nas cidades-sede da UFOP abre uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos que venham atender aos problemas reais da nossa região, tanto no contexto social como econômico do estado de Minas Gerais, com potencial para gerar emprego e renda", explica a pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFOP e coordenadora do projeto, Renata Guerra.
INCULTEC - O Centro foi fundando em 2006 e tem como missão incubar empresas e projetos inovadores em diversas áreas do conhecimento na Região dos Inconfidentes. A proposta aprovada pretende identificar, potencializar e concretizar oportunidades de transformação das organizações locais através da educação para a inovação e o empreendedorismo, de modo que as startups e spin-offs criadas na Incultec tenham características diferenciadas: sejam ágeis, simplificadas, enxutas e disruptivas e tenham instrumentos jurídicos otimizados para as rotinas dos modelos de negócio.