A empresa júnior da semana é a Voluta Soluções Digitais, do curso de Ciência da Computação, que fica no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto.
A Voluta começou a surgir em 2015. Naquele ano, foi feito um projeto já com nome e logo da empresa, mas não deu certo. Em 2016, o fundador Victor Lott e seus amigos Paulo Henrique e Lucas Sena sentiram a necessidade de desenvolver o projeto com base nas ideias pensadas anteriormente. Os jovens então criaram de vez a Voluta. Nesse processo, tiveram ajudas importantes da empresa júnior de Arquitetura e Urbanismo (Arq Jr.) e do Núcleo de Empresas Juniores da UFOP (Core).
A empresa trabalha com desenvolvimento de sites e presta consultorias, oferecendo projetos de qualidade e baixo custo. Isso beneficia, principalmente, pequenas empresas locais, incentivando e auxiliando a promoção do comércio ouro-pretano. Além disso, a EJ realiza um projeto pró-bono por ano. Esses projetos são trabalhos voluntários voltados para a sociedade, com o intuito de transformar o conhecimento adquirido na Universidade em realidade social.
A equipe da EJ é composta de vinte pessoas e quatro diretorias: Presidência, Vice-Presidência, Comercial e de Projetos. A Voluta oferece ao aluno da UFOP a oportunidade de participar do desenvolvimento de soft e hard skills, colocando em prática os aprendizados do curso. O diretor de Vice-Presidência, Bernardo Cavanellas, conta que participar da Voluta expandiu seus conhecimentos: "pude entrar em um projeto e desenvolver hard skills na área de desenvolvimento web", conta o estudante.
Alguns dos projetos de destaque da empresa são o site da Arq Jr., o E-portfólio Brincante, o site do Laboratório de Pesquisa e Educação em Química (LaPEQ) da UFOP e o site da Scale Up, empresa júnior dos cursos de Química Industrial e Licenciatura em Química da UFOP.
Durante a pandemia, foi necessário mudar o modelo de trabalho e se adaptar ao uso de novas ferramentas, como o Discord, para realizar interações, e o Clockify, para ter controle do tempo e rendimento da equipe. Engajar e motivar os membros foi um dos maiores desafios do período. Competições de incentivo às tarefas da Voluta a partir de bonificações foram uma das ações que ajudaram bastante nesse aspecto.
Depois de dois anos em atividades remotas, o retorno presencial demandou readaptações. Cada diretoria tem autonomia para decidir se as reuniões vão ser feitas remotamente ou presencialmente, contudo, as reuniões gerais são realizadas de forma remota para evitar aglomerações. "Continuamos com a utilização das diversas ferramentas do modelo remoto, ainda que em menor quantidade", completa Bernardo.
O MASCOTE "BACON" - Em 2016, a Voluta ganhou um mascote: o Bacon, um porquinho que surgiu de uma fábula e serviu de base para os princípios da empresa. A história em questão tem como personagens uma galinha e um porco. A ave sugere que os dois se unam em um projeto que sempre envolve bacon e ovos. O porco observa que a galinha sempre entra apenas com uma pequena contribuição, basta botar um ovo e voltar para as suas tarefas normais e mais confortáveis. Já para o porco há um comprometimento total, pois para que seja feito bacon, ele precisa realizar um sacrifico diário. Assim, a moral da fábula é que se envolver é estar parcialmente em uma ação, já se comprometer é assumir uma alta responsabilidade e doar-se inteiramente. Dessa forma, os integrantes da Voluta têm como base o comprometimento com a empresa, se doando ao máximo para fazê-la crescer.