A empresa de pesquisa histórica está localizada no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana.
A Ephisa foi criada em 2019 a partir do contato de estudantes do curso de História com outras empresas juniores da UFOP. Os alunos viram a necessidade de complementar a formação com atividades práticas relacionadas à pesquisa e ao ensino de história. Por conta da pandemia, a EJ só pôde se registrar oficialmente em cartório este ano.
Os serviços oferecidos pela empresa são:
- Consultoria paleográfica: direcionada a pesquisadores que trabalham com fontes manuscritas dos séculos XVIII, XIX e XX. São duas modalidades de transcrição básicas, que podem ser reformuladas de acordo com as necessidades do cliente: o método filológico, que consiste em transcrever os vocábulos respeitando a ortografia da época, e a modalidade simulada, que é feita com adaptações ortográficas.
- Gestão de acervos históricos e artísticos: preservação e organização de documentos e objetos históricos. A gestão pode incluir higienização, inventário, digitalização, e construção de banco de dados. A empresa não faz desinfecção de documentos contaminados por larvas.
- Ensino de história: aulas particulares de Ciências Humanas para os alunos do ensino fundamental II e ensino médio; reforço escolar; resolução e correção de exercícios; aulas de redação e preparação para Enem e Institutos Federais.
- Organização de eventos acadêmicos: minicursos, conferências, simpósios, colóquios e afins.
Para Daniel Borba, diretor administrativo-financeiro, o trabalho na Ephisa agregou bastante em sua formação. Ele conta que já fez algumas transcrições de documentos, apesar do pouco tempo que a empresa tem no mercado: "Eu nunca tinha trabalhado com isso, vai muito além do curso de graduação". Daniel afirma que também desenvolveu novos aprendizados, como gestão de marketing, pois, com o período remoto, as atividades da EJ ficaram concentradas no
Instagram, e, segundo o estudante, os alunos conseguiram trabalhar a História para além do senso comum do meio acadêmico.
Além de oferecer uma formação extracurricular para os estudantes de História, a Ephisa tem o objetivo de aproximar a comunidade acadêmica de outros setores da sociedade civil. Apesar do foco ser os marianenses, já que o ICHS está localizado em Mariana, a EJ busca estreitar os laços com a sociedade em geral, para colaborar com a construção de uma consciência histórica crítica que possibilite um melhor exercício da cidadania.
DO REMOTO AO PRESENCIAL - Durante o período remoto, com as atividades suspensas, a empresa se dedicou à produção de conteúdo para as redes sociais. Com o retorno, os integrantes puderam se reaproximar e estão confiantes com o futuro e o desenvolvimento da empresa.
A empresa já foi apresentada aos alunos em um evento e o projeto agora aguarda aprovação pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pelo Departamento de História.