Criado por Vanessa Oliveira em qui, 26/05/2022 - 08:41 | Editado por Elis Cristina há 2 anos.
Começou nesta quarta (25) e vai até a próxima sexta (3) a exposição "Memorial da Saúde Mental de Ouro Preto e Região dos Inconfidentes". A exibição traz uma linha do tempo com dezenas de trabalhos produzidos e práticas realizadas na Oficina da Lua, espaço terapêutico do Serviço de Saúde Mental de Ouro Preto.
Na oficina, que conta com o apoio do projeto de extensão CIA da Gente, da UFOP, os atendidos produzem suas próprias tintas para utilizar em pinturas, colagens e fantasias, além de participarem de práticas artísticas, culturais e pedagógicas que favorecem o seu bem-estar. O CIA é coordenado pelo professor Marco Alvarenga, do Departamento de Artes Cênicas (Deart), que também fez parte da curadoria da exposição, juntamente com Kako Nabuco e Christine Vianna.
DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL - No dia 18 de maio acontece, em várias cidades do país, uma passeata em comemoração à data. Em Ouro Preto, o cortejo aconteceu na última quarta (18), com o objetivo de conscientizar a população sobre as pessoas em estado de sofrimento mental e incentivar a normalização do convívio com elas. Na sociedade, ainda há um estigma em relação a esses indivíduos, considerados "loucos" e tratados, na maioria das vezes, de forma indigna.
Para aqueles que desejam visitar a exposição, a Casa dos Contos funciona de terça a sábado das 10h às 16h45 e, nos domingos e feriados, das 10h às 14h45.