O PET Ambiental, vinculado ao curso de Engenharia Ambiental da UFOP, está disponibilizando ecopontos para descarte de eletroeletrônicos. A ação faz parte do projeto "Eletrocoleta", desenvolvido pelo PET desde 2017. A iniciativa tem como objetivo evitar o dano ambiental e biótico causado pelo descarte incorreto de eletrônicos.
Três ecopontos foram alocados no Campus Morro do Cruzeiro: na Escola de Minas, no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb) e no Bloco de Salas. Os containers são para uso da comunidade ufopiana e ouro-pretana.
Podem ser depositados cabos, computadores e acessórios, impressoras, celulares, controles remotos, sanduicheiras, chapinhas de cabelo, secadores, liquidificadores, entre outros aparelhos elétricos e eletrônicos. Não podem ser descartados nos containers baterias, pilhas, papelão e papel.
ELETROCOLETA - O projeto surgiu para possibilitar e impulsionar o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos que não devem ser descartados no lixo comum, pois são compostos por substâncias químicas que, em contato com a água, podem ser lixiviadas do aparelho, contaminando solos, rios e até mesmo o lençol freático.