Os professores Milton Rosa e Daniel Orey, da Universidade Federal de Ouro Preto, publicaram o livro "La Modelación en la Vida de la Gente: un programa alternativo para la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas" (Modelagem na Vida das Pessoas: um programa alternativo de ensino e aprendizagem de matemática), em parceria com professores do México e da Argentina.
O livro apresenta uma proposta alternativa para o ensino e aprendizagem da matemática, baseada no uso do conhecimento matemático pelas pessoas em suas rotinas. A obra debate ainda a educação matemática, que requer mudanças substanciais que favoreçam o bem-estar social em várias dimensões. Entre as mais importantes está a equidade do conhecimento matemático, para incluir epistemologias tradicionalmente excluídas da matemática escolar.
A obra destaca também a importância da realização de pesquisas latino-americanas como resistência ao centralismo europeu, pois os usos e significados que fomentam a apreensão da matemática não compartilham da universalidade de sua axiomática.
O lançamento vai acontecer na próxima quinta (16), das 12h às 15h, no Centro Cultural México Contemporâneo, no centro histórico da Cidade do México.