O evento foi promovido pelo grupo de pesquisa "Quintais: Cultura da mídia, arte e política", do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom), e foi coordenado pelos professores do Departamento de Jornalismo Cláudio Coração e Hila Rodrigues, na última sexta (21).
Na ocasião, foi inaugurada a Casa de Cultura Quintais, que pretende funcionar de maneira itinerante para atender a comunidade acadêmica e marianense.
Na abertura do evento Casa de Cultura Quintais, a "cultura como possibilidade" foi tema de debate em uma roda de conversa com o público, com a participação dos pesquisadores Thiago Venanzoni, da Universidade de São Paulo (USP), e Francielle de Souza, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e egressa do curso de jornalismo da UFOP.
Também fez parte da programação a exposição "Olhos da rua", que retrata elementos do cotidiano urbano, cultural e político em obras do artista marianense Bruno Miné. A exposição pode ser conferida até esta quarta (26), na sala dos centros acadêmicos dos cursos do Icsa.
Durante o evento, a professora Hila Rodrigues, em conjunto com a ilustradora Sofia Fuscaldi, lançou o livro "Desassossego Ilustrado". A obra é baseada em reflexões que resultaram em pequenos textos produzidos pela docente durante a pandemia.
Também está em exposição a instalação artística "Omaggio a Joyce", produzida pelos alunos da disciplina Arte Sonora, sob orientação da professora Maria Lucília Borges, em homenagem ao escritor James Joyce e sua obra-prima Ulysses. A exibição vai ficar disponível até quinta (27), das 13h às 19h.
Foi realizada também durante o evento uma intervenção no hall do Icsa, trabalho final da disciplina eletiva Corporalidades, ministrada pelo professor Evandro Medeiros. A apresentação reúne quatro experimentos simultâneos que buscam refletir a comunicação corpórea e possibilidades do corpo como comunicação.
Para finalizar o evento, Amanna Brito e Pedro Lavigne realizaram um pocket show com interpretações de músicas já conhecidas pelo público.