As produções artísticas, os processos construtivos e a função social da arte foram temas de discussão do projeto "Qualificação da formação e do exercício profissional de assistentes sociais da região dos Inconfidentes: a arte como ferramenta de trabalho nas Proteções Sociais Básicas e Especial da Política de Assistência Social". A iniciativa é vinculada ao curso de Serviço Social da UFOP e à Chamada nº 11/2022 da Fapemig, "Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa".
O projeto tem como objetivo produzir, articular e potencializar conhecimentos teóricos, científicos, filosóficos, profissionais, extensionistas e comunitários, buscando a qualificação da formação e do exercício dos profissionais das proteções sociais da Política de Assistência Social para a atuação com as expressões artísticas. A equipe de pesquisa é composta por assistentes sociais, profissionais da Política de Assistência Social, estudantes e professores da UFOP.
A assistente social e bolsista do projeto Tamires Soares dos Santos diz que a ação "possibilita a integração e interação de saberes e práticas profissionais. Visa à qualificação e potencialização do exercício profissional de assistentes sociais nas intervenções das expressões da 'questão social', na atuação junto a situações mais complexas de violação da vida e de direitos por meio da arte". Ela ainda acrescenta que a arte é fundamental para a transformação e enriquecimento do homem: "Entender sobre arte é crucial, pois a arte é um elemento indispensável, fundamental e determinante na construção de uma sociedade que vai para além da sociedade capitalista".
Com as reflexões feitas pelo grupo, será produzido um caderno e um curso de capacitação para os profissionais das proteções básica e especial dos municípios de Mariana e Ouro Preto. O curso vai ter início em setembro 2023.
A atividade é vinculada ao Programa de Extensão Mineração do OuTro e ao Programa Marxista de Cultura e Crítica Social e fundamenta-se na articulação de atividades de pesquisa e extensão universitária consolidadas nos últimos anos no curso de Serviço Social da UFOP, em estudos, cursos, projetos e ações realizados nos campos da arte e da cultura, voltados prioritariamente ao público-alvo da Política de Assistência Social, aos segmentos sociais historicamente desfavorecidos no acesso a bens materiais e nas possibilidades de fomento de bens culturais na região.