Ir para o conteúdo

UFOP sedia fórum sobre a atividade extensionista universitária

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Samuel Almeida
"Eu acredito que é a extensão que vai viabilizar de uma forma estrutural a modificação da condição da sociedade brasileira". Essas foram as palavras da reitora da UFOP, Cláudia Marliére, na abertura do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras da Regional Sudeste (Forproex), que teve início nesta segunda (24), no Centro de Artes e Convenções da UFOP. O evento busca fomentar o protagonismo dos gestores de extensão das instituições públicas de ensino superior e discutir as pautas de extensão da regional, em preparação para o Encontro Nacional, que este ano vai acontecer em junho. 
 
Nesta 56ª edição do Fórum, a proposta é promover o compartilhamento de experiências e conhecimentos, além de expandir discussões sobre a extensão universitária na região sudeste, englobando temas com os quais ela se relaciona, como transformação social, interfaces com as políticas públicas, parcerias na extensão, cidadania e inclusão.
 

12070_forproex1_6676398821912632312.jpg

Samuel Almeida
Mesa de abertura com Sandra Nogueira, Ivana Bentes, a reitora Cláudia Marliére, Cláudia Gonçalves e Vanderlice Sol
 
Na cerimônia de abertura, a UFOP também esteve representada pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Sandra Nogueira, e pela pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Vanderlice Sol. Estiveram presentes também Helder Eterno, presidente do Forproex; Ivana Bentes, coordenadora da Regional Sudeste do Forproex; e Cláudia Gonçalves, vice-coordenadora da Regional Sudeste do Forproex. 
 
Para a reitora Cláudia Marliére, as universidades precisam buscar uma discussão "diversa e qualificada" sobre a extensão. Ela agradeceu ao Fórum pelo trabalho realizado com a extensão universitária no país e se colocou à disposição para ajudar no enfrentamento de diversas questões. A reitora também falou sobre as expectativas em relação à Carta da UFOP, documento que propõe demandas regionais e está previsto para ser apresentado no último dia do evento, na quarta (26). "Que saiam daqui com uma carta propositiva, firme, determinada, e que daqui saiam talvez os caminhos para a elevação da extensão universitária nas universidades públicas brasileiras", ressaltou.
 
Vanderlice ressaltou a importância do Fórum para o debate colaborativo, sobretudo no encontro regional, em que são levantadas pautas e estabelecidos indicadores e modos de funcionamento da extensão universitária, não somente para a UFOP, mas também para outras instituições. A ideia é "levar a Carta de Ouro Preto para o encontro nacional e tentar trazer a extensão para o centro dos debates, fortalecendo o tripé, que ainda é manco", comentou. 
 
O tripé ao qual a pró-reitora adjunta se refere é o formado por ensino, pesquisa e extensão, pilares das universidades públicas no Brasil. Em comparação às outras duas atividades, a extensão costuma ser desvalorizada, e a isso se deve a necessidade do debate e de esforços para o devido reconhecimento da atividade extensionista universitária. 
 

12071_forproex3_3473453759736828964.jpg

Samuel Almeida
Abertura do evento contou com a apresentação do artista Thales da Silva
 
Sandra Nogueira ressaltou a relevância das experiências compartilhadas e explicou que as demandas regionais — neste caso, do Sudeste — serão discutidas no Fórum e, futuramente, serão levadas ao encontro nacional, que este ano tem como tema o desenvolvimento dos territórios. Neste sentido, considera essencial o papel da UFOP no progresso da região do Quadrilátero Ferrífero, onde está inserida, através das atividades extensionistas.
 
Vanderlice acrescentou que o evento "traz a oportunidade da curricularização da extensão, considerando a necessidade urgente de pensar a universidade 'com as comunidades', e não 'para as comunidades', com uma visão de extensão que se distancia daquela assistencialista ou extrativista. Nossa visão vai além deste pensamento".
 
O Fórum terá atividades até a próxima quarta (26). Confira a programação completa e o link para acompanhamento ao vivo no Youtube.

 

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais