Ir para o conteúdo

"UFOP e IFMG de mãos dadas com Antônio Pereira" encerra primeiro ciclo de atividades

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Grazzy Maria
O programa de extensão "UFOP e IFMG de mãos dadas com Antônio Pereira" encerrou seu primeiro ciclo de atividades no último sábado (6) com um evento de confraternização com a comunidade de Antônio Pereira e de promoção das ações do programa.
 
A programação contou com uma feira com exposição de produtos locais confeccionados pelas mãos das mulheres que participam das atividades do programa, momentos de lazer para as crianças e uma grande roda com apresentação do relatório contendo todas as informações e produções realizadas durante a primeira fase do programa. Também houve o lançamento do "Ciclo de cuidados das mulheres" e a entrega de certificados para as quitandeiras.
 

img_1895.jpg

Grazzy Maria
Produtos artesanais da feira de encerramento do programa.
Essa primeira fase do programa resulta da parceria entre a UFOP e o IFMG campus Ouro Preto, aprovada em edital interinstitucional e subsidiada por recursos do Ministério Público do Trabalho procedentes de multas trabalhistas em função do rompimento da barragem da Samarco.
 
As atividades do programa ocorrem desde de 2021, inicalmente com ações e encontros online, em decorrência da pandemia. Em 2022, as atividades se tornaram presenciais com os subprojetos: "Acalento", grupo de acolhimento e cuidado com a saúde mental dos moradores; "Pereira Lab", que oferta aulas de informática e robótica; e "Oficina de Panificação e Quitandas". 
 
No final do ano passado, o programa foi contemplado com recurso financeiro de R$500 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para dar continuidade às ações por mais dois anos. Além do financiamento, passou a ter como colaboradora a Universidade Federal de Viçosa. A segunda fase de atividades foi lançada em 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. 
 
Com esses ganhos, o programa se expandiu e hoje abriga 15 projetos. "Nós estamos na fase de lançamento dos projetos. Hoje, lançamos o 'Ciclo de cuidados das mulheres' e o 'Pura diversão' com as crianças. Também estamos organizando os cursos de formação para os professores do distrito, 'Saúde mental nas escolas' e 'Garimpando saberes', que busca alfabetizar os garimpeiros da cidade. Temos várias ações sendo lançadas, em especial a roda de capoeira de Antônio Pereira, que ocorre todos os sábados", informou o professor e coordenador do programa, Aisllan Diego de Assis. 
 
Para o diretor de Extensão, Esporte e Lazer do IFMG, Hugo Gomes, por meio das ações do programa é possível ver a extensão na prática: "Como morador de Ouro Preto, eu fico muito feliz que as instituições federais de ensino estão trazendo para a comunidade ouro-pretana o retorno que é de direito dessas comunidades. É muito importante ver que a universidade está abrindo as portas e as ações estão sendo efetivas. Aqui, em Antônio Pereira, vai continuar e a gente torce para que outras ações como essa, por parte do IFMG ou da UFOP, possam acontecer em outras localidades, pois temos muitas demandas e muitas possibilidades". 
 

 

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais