Ir para o conteúdo

Oficinas e atrações culturais marcam integração de estudantes no ICHS e no Icsa

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Regiane Barbosa
A recepção dos novos estudantes do Icsa e do ICHS teve uma programação diversa e buscou proporcionar uma acolhida calorosa diante das mudanças e novos desafios que eles terão. Depois de algumas edições remotas, devido à pandemia da covid-19, o evento voltou a ser realizado presencialmente, o que possibilitou maior interação entre alunos iniciantes e veteranos.
 
A programação teve início no ICHS, com a recepção dos estudantes, seguida das falas do pró-reitor de Planejamento e Administração, Eleonardo Lucas Pereira; do diretor e da vice-diretora do Icsa, Harrison Bachion e Cristiane Márcia dos Santos; e do diretor do ICHS, Mateus Henrique de Faria. Logo após, foram ofertadas as oficinas de tai chi chuan e do projeto Forró de Ouro.
 

tai-chi.jpg

Jaqueline Ferreira
Oficina de Tai Chi Chuan
 
Eleonardo Pereira ressaltou a importância das atividades presenciais neste momento e destacou a atual situação das universidades federais como fator importante para essa retomada, ressaltando que "a gente vive um novo momento no cenário nacional, em que a universidade volta a ter um respiro, depois de seis anos de desastres na educação pública. É muito dramático, tanto do ponto de vista político quanto orçamentário!".
 

diretores.jpg

Jaqueline Ferreira
Professores do Icsa e ICHS e Pró-reitor de Planejamento e Administração participam do evento
 
Maria Cecília, que está iniciando o curso de Jornalismo, falou sobre a recepção aos novos estudantes: "Aqui a gente consegue conhecer mais o curso e a Instituição, as pessoas que já estavam aqui há mais tempo. Estou gostando bastante da experiência!".
 
Além das oficinas, aconteceu um amistoso de futsal com equipes participantes da última Copa Cahis. No duelo entre o campeão, Phaiol, e o time carisma da competição, Pé de Rato, o time campeão defendeu seu título com mais uma vitória.
 
Após o amistoso, todos seguiram em cortejo até o Icsa, embalados pela banda Barroco Jazz, para realização do tradicional jogo de queimada e encerramento do evento. 
 
O diretor do Icsa, Harrison Bachion, destacou a importância da recepção, avaliando que "o ingresso no ensino superior é desafiador para o aluno, e a ideia é que eles se sintam bem-vindos e acolhidos, para que essa mudança na vida deles seja a mais suave possível".
 
"A calourada vem nessa direção, de um espaço de solidariedade, justiça social e acolhimento por parte da nossa comunidade", complementou o diretor do ICHS, Mateus Henrique de Faria.
 

mg_7413.jpg

Jaqueline Ferreira
Time campeão da copa Cahis
 

 

Veja também

12 Novembro 2024

O Programa de Educação Tutorial da Física (PETFísica) abre inscrições para o processo seletivo de bolsistas. São seis vagas direcionadas...

Leia mais

11 Novembro 2024

um_passo_a_mais_2024-2_-_destaque.png A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realiza nos próximos dias a "Conversa com os calouros", evento organizado pela...

Leia mais

8 Novembro 2024

O Sistema de Bibliotecas e Informação (Sisbin) da UFOP informa aos calouros 24.2 da primeira, segunda, terceira e quarta chamadas...

Leia mais

4 Novembro 2024

A revista-laboratório Curinga, produzida pelos estudantes de Jornalismo da UFOP, foi tema de uma das questões do Exame Nacional do...

Leia mais