Sandra Loureiro foi homenageada no último sábado (6), no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, com um painel intitulado "Cada instante é uma canção: uma ode à professora Sandra Loureiro de Freitas Reis".
Especialista e experiente na área, a professora foi convidada a coordenar os trabalhos de redação do projeto de criação do curso de Música da UFOP em 1997 e foi contratada como professora visitante entre 1997 e 1999. Após a aprovação do projeto, ela trabalhou no curso de Música e de Artes Cênicas, que fazem parte do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (Ifac) da UFOP. Entre 1998 e 2000, participou de bancas de concurso para seleção de professores efetivos do curso de licenciatura em Música da Universidade.
Sandra organizou e coordenou o "I Simpósio de Educação Musical e Prática de Bandas" e o "I Ciclo de Palestras, Concertos e Seminários da UFOP", em 2000. Para isso, ela contou com a ajuda dos professores César Maia Buscácio, Flávia Duarte Lanna e Nair Pires, ex-alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e primeiros docentes efetivos do curso de Música da UFOP, que teve início em 1999.
O professor do curso de Música da UFOP Edésio de Lara Melo conta sua experiência como aluno da homenageada: "Nesse período [da graduação], eu presidia o Centro Acadêmico (CA) da instituição e, por isso mesmo, meu contato com ela sempre foi muito intenso, proveitoso e respeitoso. Tanto é que, em 2001, ela foi membro da banca quando defendi minha dissertação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o título 'A Música da Semana Santa em quatro cidades do Campo das Vertentes/MG'".
Na UFMG, Sandra exerceu o cargo de professora e diretora da Escola de Música. Em 28 de abril de 2000, recebeu o título de Professora Emérita da UFMG, por decisão da Congregação da Escola de Música da UFMG.
Além de professora, foi escritora, compositora, poeta e pesquisadora.