Projeto Ciência, substantivo feminino: nossas meninas são de Ouro
Criado por Beatriz Tinôco em qui, 11/05/2023 - 09:14 | Editado por Regiane Barbosa há 1 ano.
O projeto de extensão "Ciência, substantivo feminino: nossas meninas são de Ouro" é vinculado a uma pesquisa patrocinada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com duração de execução entre 2023 e 2025. A proposta é integrar a comunidade ouro-pretana com a UFOP e incentivar o empoderamento de meninas e mulheres na ciência.
A cada ano, são selecionadas 30 adolescentes do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental II da rede municipal de Ouro Preto. Elas desenvolvem atividades dentro da Instituição e em eventos relacionados à pesquisa em diferentes áreas dos cursos ofertados no campus Morro do Cruzeiro.
"Temos percebido que a comunidade ouro-pretana não vê a UFOP com uma espécie de pertencimento, [o projeto] é uma forma de aproximar a UFOP dos cidadãos. Mudar a visão da Instituição e empoderar essas meninas", avalia a professora do Instituto de Ciências Exatas Biológicas (Iceb) e coordenadora do projeto, Patrícia Moreira.
O programa é subcoordenado por outras três professoras: Gabriela Guerra Leal de Souza, do Departamento de Ciências Biológicas (Decbi); Cristiane Castro Gonçalves, do Departamento de Geologia (Degeo); e Ana Cristina Audebert Ramos de Oliveira, do Departamento de Museologia (Demul).
Na última quinta-feira (4), aconteceu a primeira visita de apresentação da Instituição, que incluiu o laboratório de Genética do Iceb 2. As jovens selecionadas são da Escola Dr. Pedrosa, do distrito de Santo Antônio do Leite; da Escola Professora Haydée Antunes (Caic), do distrito de Cachoeira do Campo; e da Escola Monsenhor João Castilho Barbosa, do bairro da Barra, em Ouro Preto. Elas conheceram as instalações e as coleções biológicas do laboratório e tiveram a oportunidade de fazer experimentos. A cada mês, uma das professoras realizará uma atividade do seu curso com o grupo.
Em 25 de maio haverá oficina de física no Centro de Convenções com a participação das 30 selecionadas, sob orientação das docentes que coordenam o projeto.
O pró-reitor adjunto de Graduação e coordenador-geral do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), professor Clézio Gonçalves, vai participar...