A recepção é organizada pela Comissão de Acolhimento aos Calouros da Escola de Minas (CPAC), uma iniciativa de professores da Escola de Minas que tem como objetivo receber e acolher os novos estudantes da UFOP, além de apresentar a Unidade e suas parceiras mais importantes, como a Fundação Gorceix (FG) e a Associação dos Antigos Alunos da Escola de Minas (A³EM).
O momento é uma oportunidade de mostrar as possibilidades que os calouros podem encontrar na Instituição, como a participação em centros acadêmicos, atléticas, no Programa Educacional Tutorial (PET) e em equipes de competição. Esta edição do evento contou também com uma exposição das entidades da Escola de Minas, realizada na entrada do Bloco de Salas de Aulas.
Foi realizada ainda uma mesa-redonda com o diretor da Escola de Minas, José Alberto Naves Cocota Júnior; o vice-diretor, Cláudio Eduardo Lana; o presidente executivo da Fundação Gorceix, Cristovam Paes de Oliveira; o superintendente da Fundação, Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro; o vice-presidente da A³EM, Paulo Pires; a ex-aluna Heloísa Oliveira Perdigão Cerqueira, gerente sênior de Relacionamento Governamental e Institucional da Vale; e o aluno Ítalo César Rosa Mol, do 10º período da Engenharia Ambiental, que representou os veteranos da Escola.
Para a professora do curso de Engenharia de Controle e Automação Karla Boaventura Pimenta Palmieri, presidente da CPAC da Escola de Minas, o evento foi um marco para a Instituição. "Observamos que neste semestre o evento foi um sucesso. Tivemos a participação de 175 calouros, o auditório lotou. E as entidades da Escola de Minas estiveram representadas com 60 alunos, aproximadamente".