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Aula inaugural do PPGE recebe a presidente da Capes e discute perspectivas da pós-graduação no país

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Sylvio Netto
O tema "Novos Cenários da Pós-Graduação no Brasil: o PNPG em discussão" foi abordado pela presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Maria da Cunha Bustamante, em conjunto com a professora Zara Figueiredo Tripodi, do Departamento de Educação (Deedu), em aula inaugural realizada no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).
 
A abertura do evento contou com a participação da reitora da UFOP, Cláudia Marliére, do diretor do ICHS, Mateus Henrique de Faria Pereira, da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Renata Guerra, e da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Marlice de Oliveira.
 
Inicialmente, Mercedes contextualizou o cenário do ensino superior no Brasil, que apenas em 1951 institucionalizou o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), após a criação da Capes. Nos anos 70, a agência de fomento implementou o Sistema de Avaliação, responsável por classificar os cursos de mestrado e doutorado. Hoje, a Capes realiza também investimentos na formação de docentes, além de ações de divulgação e acesso à produção científica.
 
Apesar do crescimento ao longo dos anos, a fundação enfrenta atualmente desafios relacionados ao acesso, permanência e conclusão na pós-graduação, explicou a presidente. A concessão de bolsas ofertadas ao ensino superior ficou sem reajuste nos últimos 10 anos (o valor foi acertado este ano). Outro ponto de atenção é o percentual de mestres e doutores na população, que ainda é mais baixo que nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
 
Mercedes entende que "o Sistema Nacional de Pós-Graduação cresceu bastante nas últimas décadas, se tornou mais diverso, mas ainda tem diferenças significativas, considerando o contexto histórico, as regiões e os diferentes grupos sociais. A perspectiva é de que o Sistema Nacional de Pós-Graduação continue crescendo, mas crescendo exatamente para cobrir essas desigualdades, ou seja, olhar de forma direcionada onde precisamos avançar e conseguir colocar recursos nessas instituições, que precisam superar desigualdades históricas".
 
Entre as principais medidas para enfrentar as desigualdades está a construção do próximo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), que entra em vigor no quadriênio seguinte (2024-2028), explica Mercedes. "O Plano Nacional de Pós-Graduação é o documento que orienta o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Ele é estabelecido em grandes diretrizes, com objetivos, metas e indicadores, para que a Capes possa organizar suas políticas. Esse plano é a base da formulação das políticas e que depois vai nos permitir avaliar o que fizemos, se alcançamos ou não esses indicadores". 
 
Zara Tripodi, que assumiu o cargo de chefe da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), considera que a manutenção da educação básica se soma às medidas para enfrentar as desigualdades do ensino superior, de modo a beneficiar os alunos futuramente. "À medida que você pensa em políticas mais equitativas para esse público, que, por exemplo, tem desigualdade de aprendizagem, desigualdade da qualidade da infraestrutura das escolas, desigualdade na trajetória escolar — se você pensa em políticas desde cedo para esses grupos, a tendência é você reduzir desigualdades, melhorar a qualidade da oferta da Educação Básica e, obviamente, isso melhora o acesso e a permanência no ensino superior" afirma. 
 
A coordenadora do PPGE, Marlice de Oliveira, salientou que a visita da presidente da Capes à UFOP traz boas expectativas para o futuro e reforça o diálogo entre as instituições. "É muito importante a presença dela aqui, de ter saído de Brasília e estar presencialmente conosco aqui. A Capes está olhando também para os programas do interior de um modo mais atento. Também nos ajuda a dar visibilidade para o programa. Todo programa de pós-graduação tem problemas, em relação ao financiamento, bolsa, e tudo mais. Nós pretendemos estreitar ainda mais os diálogos da Universidade com a Capes."
 
A Capes é uma fundação do Ministério da Educação (MEC) que atua no desenvolvimento e manutenção de cursos de nível superior, com foco na pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado).
 

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