Ir para o conteúdo

Curso de Direito da UFOP tem nota 5 e é destaque entre os melhores do país no Enade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (31), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) com base nos resultados do Enade 2022. Dos cursos da UFOP que participaram do exame no ano passado, sete tiveram as notas divulgadas. Em março deste ano, outros 19 cursos tiveram os conceitos divulgados. 
 
Das notas divulgadas nesta semana, o curso de Direito da UFOP, que conquistou nota máxima (nota 5), ficou em 79° entre os 1.258 cursos de Direito no Brasil; em 44° entre as federais do Brasil; em 7° entre as federais mineiras; e em 8° entre todas as universidades mineiras. 
 
Além do Direito, os cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Econômicas, Jornalismo, Serviço Social e Turismo também tiveram o CPC divulgado. Cinco deles tiveram nota 4 e um obteve nota 3, conforme gráfico abaixo: 
 
 
 
O pró-reitor de Graduação da UFOP, Adilson Pereira dos Santos, explica que os conceitos atribuídos pelo INEP são apresentados em uma escala de 1 a 5 pontos, considerados satisfatórios os conceitos superiores a 3. Segundo ele, o desempenho desses sete cursos de graduação da UFOP que participaram do Enade foi satisfatório, destacando que "o curso de Administração, com nota 4, está entre os 30% melhores cursos do Brasil".
 
O curso de Administração Pública apresentou uma avaliação insatisfatória na edição anterior do Exame, obtendo conceito 2, e superou as dificuldades, recebendo nota 4 desta vez. Já no curso de Jornalismo, como explica Adilson, "a nota mais recorrente foi a 3 e o nosso curso alcançou a 4. O mesmo foi observado em relação a Serviço Social e Turismo. Ciências Econômicas, com 3, se juntou ao grupo que compõe a nota predominante".
 
A reitora da UFOP, Claudia Marliére, ressalta que é de grande relevância ver os cursos da Instituição se destacando em avaliações oficiais como o Enade. "Os conceitos obtidos mostram o esforço da comunidade universitária em oferecer uma educação pública, de qualidade e socialmente referenciada". Ela ainda acrescenta que "esse resultado chama a atenção também para o protagonismo das Ifes, o que justifica os investimentos públicos aportados e a necessidade de que eles sejam ampliados”.
 
O Enade é um dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que leva em consideração outras dimensões institucionais. Para o  pró-reitor de graduação, "um alerta que julgamos prudente apresentar neste momento é o de que a comunidade universitária como um todo precisa valorizar mais os processos de avaliação externos e internos". Adilson finaliza explicando que "não é fácil sensibilizar os estudantes sobre a necessidade de participar com seriedade dessas avaliações. Assistimos isso em relação à Pesquisa de Disciplinas que aplicamos todo final de período, cuja participação é pífia, a despeito dos esforços e insistência nos chamados à participação".
 

 

Veja também

17 Dezembro 2024

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão (Cain) informam...

Leia mais

12 Dezembro 2024

A segunda edição da revista digital "re.lato" foi produzida por alunos das disciplinas "Tópicos em Redação Jornalística" e "Produtos e...

Leia mais

12 Novembro 2024

O Programa de Educação Tutorial da Física (PETFísica) abre inscrições para o processo seletivo de bolsistas. São seis vagas direcionadas...

Leia mais

11 Novembro 2024

um_passo_a_mais_2024-2_-_destaque.png A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realiza nos próximos dias a "Conversa com os calouros", evento organizado pela...

Leia mais