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Encontro de Saberes abre edição presencial com palestra sobre ciência e tecnologia

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Sylvio Netto

Depois de três anos de atividades remotas, o Encontro de Saberes volta ao formato presencial com cinco dias de atividades no Centro de Artes e Convenções da UFOP e aproximadamente 3.200 participantes. A cerimônia de abertura da 15ª edição ocorreu na última segunda-feira (20) e contou com a presença da reitora Cláudia Marliére e dos pró-reitores e pró-reitoras da Universidade.

A temática deste ano é "Revoluções tecnológicas e as mudanças sociais". Durante sua apresentação, a reitora Cláudia Marliére pontuou a importância do tema na contemporaneidade: "as revoluções tecnológicas são uma força poderosa para a mudança social. Com compreensão, colaboração e uma abordagem centrada nas pessoas, podemos moldar um futuro em que a tecnologia beneficie a todos, impulsionando o progresso humano e a igualdade. Essas relações são complexas e multifacetadas, e as revoluções tecnológicas frequentemente desencadeiam mudanças sociais significativas, alterando a forma como interagimos, trabalhamos, aprendemos e nos organizamos".
 
A palestra "Brasil face à corrida científica e tecnológica mundial: desafios e oportunidades" deu continuidade ao evento. O ex-ministro de Ciência e Tecnologia e Inovação do primeiro governo Dilma e membro do Conselho Técnico-Científico, Clélio Campolina Diniz, discorreu sobre as fases da evolução tecnológica desde a Revolução Industrial até as revoluções tecnológicas e informacionais, apresentando possibilidades para o Brasil nesse cenário.
 
O Encontro de Saberes continua até sexta-feira (24). Acesse a programação completa. 
 
ENCONTRO DE SABERES - O objetivo do evento é integrar as atividades realizadas na UFOP por meio de mostras das áreas de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. Até sexta-feira (24), a comunidade acadêmica vai expor, para quem está do outro lado dos muros da Universidade, as ações desenvolvidas no dia a dia universitário. São ações que envolvem ciência; inovações tecnológicas; criação artística e literária; atividades de extensão; inovações pedagógicas; assuntos comunitários e estudantis; e internacionalização, em especial as que trazem melhorias e impactos positivos para a formação de profissionais e cidadãos. 

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