Ir para o conteúdo

Coletivo criado por estudantes da UFOP lança cadastro para interessados na difusão de poesias

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Zanetti
Descrita em uma garrafa, poesia é amarrada em árvore
Com o objetivo de ampliar a rede de colaboradores que atuam na difusão da poesia contemporânea brasileira, a Transvê Poesias, rede coletiva criada por alunos da UFOP, lançou o Cadastro de Representantes Locais 2024. As inscrições podem ser realizadas via formulário eletrônico até 24 de março. Podem se cadastrar pessoas físicas, coletivos, academias de letras, escolas, ONGs e demais interessados em promover o projeto em sua cidade ou região.
 
Completando uma década de atuação, a Transvê tornou-se uma rede nacional graças às parcerias estabelecidas em torno da difusão da arte e da poesia. Atualmente, a rede conta com mais de duas mil pessoas, distribuídas em cerca de 113 municípios, e está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
 
Neste ano, será realizada a quarta intervenção poética do grupo, com a temática "10 anos transvendo o Brasil", contemplando ações em todo o território nacional.
 
De acordo com o coordenador geral do projeto, Anderson Valfré, o objetivo das intervenções poéticas é sensibilizar o cotidiano por meio de versos que pretendem poetizar as ruas e convocar as pessoas a transver o olhar sobre o mundo. "O evento representa a reunião de pessoas e instituições, estimulando a circulação de bens culturais por todos os cantos do país. Nesse fluxo, vamos partilhar poemas em garrafas gratuitamente nas intervenções urbanas, ampliando o acesso à leitura, à escrita e à consciência ambiental", argumenta Valfré.
 
O professor de filosofia Denis Baldo liderou a iniciativa no ano passado. A intervenção poética ocorreu na Escola Estadual Cônego Braga, localizada em Monsenhor Horta, distrito de Mariana. Segundo Denis, o projeto contou com a participação ativa da gestão escolar, de professores e alunos. "Obtivemos uma satisfação coletiva na realização do evento. Quando os poemas eram recortados e colados nas garrafas, as pessoas liam e se emocionavam", relata o professor.
 
As pessoas e instituições cadastradas contarão com orientações e apoio institucional da Transvê Poesias para viabilizar as intervenções poéticas, que serão realizadas no período entre 13 de abril e 13 de novembro.
 
Para saber mais informações sobre a iniciativa e sobre o processo de cadastramento, acesse o edital.
 

Veja também

18 Fevereiro 2025

Confira as vagas ofertadas: - Uma vaga para discente bolsista no projeto Centro de Mediação de Conflitos em Moradias e...

Leia mais

18 Fevereiro 2025

O Circo da Vila está com edital aberto para a seleção de três bolsistas. Podem participar estudantes matriculados em qualquer...

Leia mais

17 Fevereiro 2025

As inscrições para estudantes que tenham interesse em ser bolsistas ou voluntários nos projetos vinculados ao programa vão até a...

Leia mais

13 Fevereiro 2025

O projeto de extensão "O que vamos experimentar no Ensino Médio em 2025?" está com inscrições abertas para três vagas...

Leia mais