Criado por João Henrique Ribeiro em qua, 15/05/2024 - 10:10 | Editado por Regiane Barbosa há 7 meses.
A Coorte de Universidade Mineiras (Cume) está em período de coleta de dados e recrutamento de novos participantes. Em decorrência da carência de estudos longitudinais no Brasil que avaliassem o impacto do padrão alimentar brasileiro, de grupos de alimentos e fatores dietéticos específicos no desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), os professores elaboraram o projeto com o objetivo de contribuir para o preenchimento nesta lacuna do conhecimento científico.
O estudo longitudinal conta com mais de 8 mil participantes. Em 2024, o projeto se expandiu, dando início ao Cume Plus, que marca a inserção de instituições federais de ensino superior de outros estados brasileiros.
Os participantes do projeto são egressos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Viçosa (UFV), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e da Universidade Federal dos Vales de Jequitinhanha e Mucuri (UFVJM). Os interessados em participar, podem se inscrever por meio do
site oficial.