A professora do Departamento de Nutrição Clínica e Social (DENCS), Anelise Andrade de Souza é a responsável por coordenar pesquisas em parceria com o Instituto René Rachou /Fiocruz Minas com enfoque em pessoas em situação de rua. Em um dos projetos, o objeto de estudo foi o acesso da população em situação de rua de Belo Horizonte aos serviços de saúde e proteção social.
A partir dos estudos realizados, um dos produtos foi a produção do e-book com o tema: "Políticas de saúde e assistência social do município de Belo Horizonte para a população em situação de rua no contexto da pandemia de Covid-19". A escolha do tema levou em consideração as condições de vulnerabilidade que essa população estava vivenciando durante o período.
"No ano de 2020, com o início da pandemia, entendemos que a população que estaria ainda mais impactada pela doença e a orientação do "fique em casa" era a população em situação de rua, uma população já extremamente vulnerabilizada do ponto de vista biológico, econômico e social. Naquele momento, além de não ter como se recolher dentro de suas casas, ainda perdeu o seu modo de vida nas ruas, devido ao fechamento da cidade. Isso nos motivou a começar a estudar a população rua e seu acesso aos serviços de saúde e assistência social em Belo Horizonte, terceira cidade com maior número de pessoas em situação de rua do Brasil, perdendo apenas em números absolutos para São Paulo e Rio de Janeiro", explicou a professora.
A equipe de pesquisadores responsáveis pela produção do e-book foi formada por mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos, pesquisadores, alunos de Iniciação Científica de diferentes formações (nutricionistas, cientistas sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, estatísticos, fonoaudiólogos, médicos e enfermeiros), que também apresentou alternativas de atendimento à população em situação de rua e se diferenciou em relação à oferta de saúde e assistência.