Criado por Larissa Antunes em ter, 09/07/2024 - 10:22 | Editado por Regiane Barbosa há 4 meses.
Virgílio Bernardo, do curso de Arquitetura e Urbanismo, participou da 22ª Maratona do Rio, que aconteceu em maio deste ano. Essa foi a primeira maratona do estudante, que já pratica corrida há pelo menos 7 anos, como um mecanismo contra a ansiedade. Virgílio conta que manteve uma rotina de treinamentos por três meses e que "esse desafio foi crucial para que, ao chegar na prova, estivesse mentalmente preparado, condicionado e pronto para o evento".
Contando com quatro modalidades (5 km, 10 km, 21 km e 42 km), a Maratona da Cidade do Rio de Janeiro é atualmente o maior festival de corridas de rua da América Latina. O evento é realizado anualmente desde 1979 e, este ano, segundo a organização, foram 45 mil inscritos de todo o mundo, sendo 81% de fora do estado.
Virgílio declara se sentir honrado pela participação na corrida e quer inspirar outros alunos a buscar a prática de exercícios físicos para melhorar qualidade de vida. "Desde que comecei a frequentar o Campus Morro do Cruzeiro para a prática esportiva, me incomodava ver poucos estudantes utilizando o espaço com esse propósito. Achei importante representar a Universidade em um evento tão prestigiado como esse. Meu objetivo era estimular, incentivar e motivar os alunos da UFOP a incorporarem práticas cotidianas valiosas para a saúde física e mental".