O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta quarta (17) a aprovação para a criação de dois novos cursos de doutorado na UFOP, sendo eles: Doutorado em Educação Matemática e Doutorado em Ecologia de Biomas Tropicais.
Os cursos têm previsão de início em 2025, mas o começo das atividades ainda depende dos trâmites oficiais da Capes. Estes incluem o período pós-recursal da APCN/2023 e o envio de orientações e documentações à UFOP. Os editais serão publicados após a emissão da devida portaria do Ministério da Educação.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - Será o primeiro Doutorado Acadêmico em Educação Matemática do estado de Minas Gerais. O curso vai contar com três linhas de pesquisa: Formação de Professores que Ensinam Matemática; Processos de Ensino e de Aprendizagem de Matemática; História, Cultura e Inclusão em Educação Matemática. O público-alvo são mestres em Educação Matemática e áreas afins. O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDMAT) da UFOP iniciou as atividades em 2008, com a primeira turma de mestrado profissional, no final de 2020 foi aprovada a mudança para a modalidade acadêmica.
ECOLOGIA DE BIOMAS TROPICAIS - O Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais (PPGEBT) iniciou as atividades em 2007, visando promover a integração de metodologias oriundas de diferentes disciplinas, a fim de construir conhecimentos sobre dinâmicas ecológico-evolutivas, relacionando interfaces complexas entre ecologia, geologia, genética, processos ecofisiológicos e biodiversidade funcional. As linhas de pesquisa do doutorado serão as mesmas do mestrado: Ecologia Evolutiva e de Populações; Comunidades e Funcionalidade de Ecossistemas. O público-alvo do curso são mestres em Ecologia, Geologia Ambiental, Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas e outras áreas afins.