O livro "Da Arte aos Fatos: Dádivas e Maldições da Mineração - Diagnóstico", escrito pelo professor Almir Aparecido Malta Ferreira, do Departamento de Engenharia de Minas (Demin), em coautoria com Maria João Correia Simas Guerreiro e Isabel Maria Cunha de Abreu, ambas da Universidade Fernando Pessoa, localizada em Porto, Portugal, é resultado de uma pesquisa feita por doze anos sobre a situação de Congonhas.
De acordo com o professor, Congonhas é uma cidade histórica e mineradora onde a mineração degrada a qualidade de vida da população. Preocupado com isso, ele publicou em 2012, na UFOP, a dissertação de mestrado "A mineração periurbana na cidade de Congonhas: dados psicométricos e o paradigma biopsicossocial", à qual deu continuidade em seu doutoramento em Ecologia e Saúde Ambiental na Universidade Fernando Pessoa.
O livro conta com sete capítulos, responsáveis por retratar a realidade vivida pelos moradores da cidade e os impactos da mineração na região, considerando a história local e as peculiaridades relacionadas à exploração de minério de ferro.