O projeto de extensão da UFOP "Tai Chi Chuan: Saúde e Bem Estar" participou, no domingo (29), do Campeonato Internacional Chin Woo de Artes Marciais Chinesas, em Mariana. O grupo, que conta com 11 participantes, conquistou 12 medalhas nas categorias de Tai Chi Chuan Yang Tradicional e Kung Fu Shaolin, além de um troféu de 3° lugar por número de inscritos.
Durante o evento, o professor de Educação Física e de Kung Fu e Tai Chi Chuan, Thiago Leite, responsável pelo projeto, foi homenageado por sua contribuição no ensino dessas modalidades na região. Ele foi o fundador da primeira turma de arte marcial chinesa em Ouro Preto, em 2001, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), e desde então tem desempenhado um papel fundamental na promoção dessa cultura.
Thiago, que também é estudante de Medicina na UFOP, conta que ficou feliz em participar do evento na região com os participantes do projeto de extensão e que quando começou as turmas de artes marciais chinesas em 2001, no então CEFET-OP, não imaginava que faria história com tantas pessoas nesse caminho. "Estamos trilhando e mantendo vivo o legado do nosso grão mestre Chan Kowk Wai, sob a supervisão do mestre Fanthum aqui em Minas Gerais. O reconhecimento pela qualidade do nosso trabalho com essa maravilhosa arte dá mais energia para seguirmos. Continuamos com a divulgação e oferecimento de aulas acolhedoras e fiéis às tradições chinesas para toda a comunidade de Ouro Preto," afirma.
O objetivo do projeto é priorizar a saúde, promovendo um ambiente acolhedor e seguro, com práticas do estilo Yang de Tai Chi Chuan. As aulas seguem a linhagem do Grão-Mestre Chan Kowk Wai, da Escola Shaolin do Norte, preservando seus fundamentos tradicionais.
O projeto oferece aulas gratuitas para a comunidade interna e externa à Universidade, realizadas no Centro Desportivo da UFOP (Cedufop), no campus Morro do Cruzeiro, às terças e quintas, às 18h. As atividades são acessíveis para pessoas a partir de 18 anos, sem restrições de idade máxima ou outras condições. Para participar, basta comparecer às práticas utilizando roupas confortáveis e tênis de solado baixo.