Data:
07/12/2024 - 10:00 até 12:00
Descrição:
O evento acontecerá na CasaAteliê, aberto a todos os públicos. A obra, publicada pela editora Aletria, apresenta a história da romancista Carolina Nabuco, que viveu de 1890 a 1981 e, possivelmente, abriu caminhos para muitas outras escritoras brasileiras.
O livro se dedica a dar voz a ela desde a infância, apresentando uma jornada permeada pelo amor à literatura. "Desde menina muito encantada com as palavras, Carolina aprendeu com as mudanças, conviveu com abolicionistas, estudou fora do país, viveu entre livros e traduções, escreveu histórias e memórias, publicou em jornais da época, viajou nas oportunidades que lhe apareceram, silenciou diante de polêmicas e, sobretudo, mostrou-se ativa na profissão escolhida (escritora). A menina Carolina aprendeu muito no tempo em que crescia — em idade e intelectualmente. Inspirou-se na presença dos pais, amizades, leituras e translados", descreve Ana Paula Mathias Paiva, doutora em Educação (UFMG) e especialista em livros-brinquedo para crianças.
De acordo com o autor, este é o primeiro de uma trilogia de livros infantis que vão homenagear grandes escritoras nacionais. "O próximo livro, para 2025, será uma homenagem a Carolina Maria de Jesus e, para 2026, estamos preparando uma homenagem a Júlia Lopes de Almeida. Três mulheres escritoras, pioneiras, cada uma no seu tempo e com suas características peculiares, negligenciadas pela história da literatura", explica.
O professor Hércules Corrêa é docente e pesquisador na UFOP, atuando principalmente nas áreas de letramento literário e digital. Doutor em Educação pela UFMG, é também autor de poemas, contos e crônicas, além de ter um rico número de artigos científicos e ensaios acadêmicos publicados em periódicos acadêmicos, revistas e jornais. "A menina Carolina" tem contribuição do ilustrador italiano Maurizio Manzo, que também lançará o livro "A morte nua", no mesmo dia.
Local:
Rua Dr. Cláudio de Lima (beco dos bois), nº60, Bairro Rosário, Ouro Preto
Manter em Destaque:
Não