Criado por Laura Borges em sex, 29/11/2024 - 15:35 | Editado por Lígia Souza há 1 dia.
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comemorou 55 anos de fundação com uma cerimônia solene, em um momento de celebração e homenagens a docentes e técnicos administrativos que marcaram a história da Instituição. Inicialmente agendado para agosto, mês de aniversário da UFOP, o evento pôde acontecer na última quinta-feira (28), no Centro de Artes e Convenções da Universidade.
Cinco servidores aposentados foram agraciados na cerimônia com os títulos de Professor e Técnicos Administrativos Eméritos, em recimento a sua dedicação à Universidade.
O professor José Francisco do Prado Filho destacou-se por seu trabalho pioneiro na implementação do curso de Engenharia Ambiental. Em seu discurso, contou que: "quando cheguei à UFOP em 1987, os temas ambientais eram pouco explorados. Hoje, a Universidade é referência nacional em Engenharia Ambiental. Guardarei com muito carinho essa honraria, que significa o coroamento da minha carreira acadêmica."
ufop_55_homenagem2.jpg
Maria Raquel Pedrosa Xavier dedicou 30 anos à UFOP como técnica administrativa e ficou emocionada pelo reconhecimento do seu papel na consolidação dos cursos da Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM): "Passei por desafios e alegrias, mas, acima de tudo, recebi o carinho dos alunos, que muitas vezes me viam como conselheira e amiga".
Neide Nativa, que atuou 31 anos no Sistema de Informação e Bibliotecas (Sisbin), destacou-se por implementar a coordenadoria de bibliotecas e automatizar serviços bibliotecários, além de liderar projetos de incentivo à leitura. Segundo ela, "quando cheguei aqui, tudo era manual. Hoje, o Sistema de Bibliotecas é robusto, à altura de grandes universidades, mas cada avanço foi feito passo a passo, com muito esforço e trabalho compartilhado".
Por fim, João Bosco de Souza, técnico no Departamento de Química entre 1987 e 2022, também expressou sua gratidão pela honraria: "Saber que meu trabalho foi reconhecido e valorizado afeta a nossa dignidade enquanto trabalhador. Agradeço à UFOP por tudo o que me proporcionou". O servidor foi indicado em 2023, mas não pôde participar da cerimônia na época.
Encerrando a solenidade, a reitora Cláudia Marliére de Lima destacou a relevância da celebração: "Essa Instituição transformou desafios em oportunidades, consolidando-se como referência em ensino, pesquisa, extensão e cultura". Ela também enfatizou os avanços em inovação tecnológica, energia renovável e preservação do patrimônio histórico, reafirmando que a UFOP segue no caminho certo para enfrentar os desafios futuros.
HISTÓRIA - A Universidade Federal de Ouro Preto foi fundada em 21 de agosto de 1969, a partir da junção da Escola de Farmácia (1839) e da Escola de Minas (1876), ambas centenárias e pioneiras do ensino superior no país. Aos poucos, foram sendo integrados à Instituição cursos em diversas áreas, como Pedagogia, Nutrição, Artes Cênicas, Medicina, Jornalismo, Engenharia da Computação e História, sendo parte deles ofertados em outros dois campi, localizados em Mariana (ICHS e Icsa) e João Monlevade (Icea). Atualmente, a sede da Universidade encontra-se no campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto. Há a previsão de inauguração de um terceiro campus, em Ipatinga (MG).
Ao todo, a UFOP oferece 54 cursos de graduação, sendo 50 realizados presencialmente e 4 na modalidade de Educação a Distância (EaD). Na pós-graduação, são 24 cursos de mestrado acadêmico e 8 profissionais, 15 opções de doutorado e 10 especializações.