O projeto "Orientação acadêmica como estratégia de integração dos estudantes PEC-G na UFOP" promoveu o evento "Encontro PEC-G", atividade que envolveu participantes do Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e participantes do Programa de Estudantes - Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A atividade contou com sete estudantes vindos do Gabão, Angola, Colômbia e Quênia. Do PEC-PLE da UFSJ participaram 14 estudantes vindos do Congo, Guiné-Equatorial, Gana, Quênia, Benin e Camarões.
O objetivo do projeto é promover e acompanhar a integração de estudantes do PEC-G durante o curso de graduação, por meio de atividades diversas, além de oferecer orientação sobre os recursos oferecidos. Na UFOP, as atividades foram organizadas pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e pelo Núcleo de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação (NAP/Prograd).
Ariella Claudia Ngono, natural de Camarões, é aluna do PEC-G no curso de Medicina da UFOP e contribuiu para o desenvolvimento do projeto. Segundo ela, a ação visa implementar estratégias para aumentar a participação dos alunos do PEC-G nas atividades acadêmicas oferecidas pela UFOP, com o apoio de um canal de comunicação que possibilite o acesso a oportunidades e direitos. "A visita teve o intuito de ampliar o repertório de contato dos estudantes. Como eles são do mesmo continente, isso cria um sentimento de pertencimento e segurança de a pessoa olhar ao redor e falar 'eu não estou sozinho', além de compartilhar experiências, principalmente para recém-chegados", reforça.
A programação teve início no Horto dos Contos, no centro histórico de Ouro Preto, com uma dinâmica e um café da manhã. Em seguida, os participantes realizaram uma visita guiada, passando pela Igreja do Pilar, Praça Tiradentes, Feira de Pedra Sabão, Museu da Inconfidência e Cine Vila Rica.
O estudante argentino Andrés Roberto, bolsista do Projeto Welcome da DRI, afirma que a atividade é importante como ação de mediação e que receber os alunos de São João del-Rei ajuda a fortalecer os vínculos e formar parcerias, além de permitir conhecer o que outros colegas estão pesquisando. "Na minha experiência, percebi que os que vêm de outros países acabam ficando meses sem procurar conhecer a cidade e fazer visitas. Acho uma pena, mas entendo que estão focados nos estudos; mas a interação social e cultural com a cidade é muito importante", complementa.
PEC-G E PEC-PLE - O propósito dos programas é oferecer aos estudantes de países que possuem acordos educacionais e culturais com o Brasil, com idades entre 18 e 23 anos, a oportunidade de cursar a graduação em instituições do país. A UFOP participa do programa desde 1971 e atualmente conta com 27 estudantes estrangeiros matriculados.