Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Pesquisadora da UFOP busca implementar aplicativo de combate à violência de gênero em Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Logo do aplicativo Safecity, juntamente com a da Ouvidoria Feminina e a do Padam.
A pesquisadora Lívia Sanglard, aluna do curso de Direito da UFOP, está desenvolvendo um estudo que busca implementar em Ouro Preto o Safecity, um aplicativo de mapeamento da violência urbana, voltado principalmente para o combate ao assédio e à violência de gênero. A iniciativa faz parte de uma investigação sobre o impacto das tecnologias digitais na promoção da igualdade de gênero e diversidade sexual. 
 
Intitulada "Ciberativismo Feminista: ferramentas tecnológicas na efetivação da igualdade de gênero e sexualidade", a pesquisa é orientada pela professora do Departamento de Direito (Dedir) Flávia Máximo e pretende examinar a eficácia da plataforma Safecity, principalmente, como ferramenta de ciberativismo feminista na sensibilização sobre questões de igualdade de gênero e orientação sexual, avaliando seu alcance e impacto especificamente na cidade de Ouro Preto.
 
Reconhecida internacionalmente, a Red Dot Foundation é uma ONG que trabalha na promoção de espaços públicos mais seguros, com atenção para mulheres e meninas. Credenciada pelo Conselho Econômico e Social (Ecosoc) da Organização das Nações Unidas (ONU), a entidade utiliza soluções baseadas em dados para transformar comunidades e influenciar políticas públicas. O aplicativo em questão é uma dessas ferramentas e já foi implementado em diversas cidades ao redor do mundo. Através dele, usuários podem relatar incidentes de forma rápida e sigilosa, informando detalhes como local, horário e tipo de ocorrência. Somados, os relatos geram um mapa que identifica padrões de violência na cidade. 
 
Além de contribuir para um mapeamento mais preciso da insegurança na cidade, o estudo busca também oferecer suporte à população. Parcerias com a Ouvidoria Feminina e o Programa de Apoio à Diversidade Acadêmica e Mediação de Conflitos (Padam) da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) garantem acesso a assistência psicológica, médica e jurídica.
 
Cabe destacar que a implementação, e consequentemente a eficácia, do Safecity em Ouro Preto depende da adesão da comunidade. Quanto mais relatos forem registrados, maior será a precisão das análises e das medidas adotadas. O aplicativo está disponível para download em dispositivos Android e iOS, além de contar com uma versão web.
 

Veja também

21 Maio 2025

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna da UFOP Manuela Mendonça Ferreira investiga como as pessoas percebem os...

Leia mais

20 Maio 2025

O professor do Departamento de Computação (Decom) da UFOP André Luiz Carvalho Ottoni, em conjunto com a professora Lara Toledo...

Leia mais

19 Maio 2025

Um total de 35 pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto foi contemplado com bolsa de produtividade em pesquisa (PQ)...

Leia mais

14 Maio 2025

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio da Rede de Museus e Acervos, participa da 23ª Semana Nacional...

Leia mais
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.