Ir para o conteúdo

Matemática para além da medalha

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Nathália Paes
Na última quarta-feira (12), o projeto de extensão Olimpíadas de Matemática, desenvolvido pelos professores Wenderson Marques Ferreira e Vinícius Almeida, do Departamento de Matemática (Demat), recebeu os alunos do sexto e sétimo anos do Centro de Educação Cecília Meireles e da Escola Estadual de Ouro Preto. Essa foi a primeira de uma série da visitas que ocorrerão ao longo do ano, sempre às quartas-feiras.

Na ocasião, Wenderson conversou com os alunos sobre a importância do estudo da matemática, mostrando que a conquista de uma medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) pode abrir portas para a futuro. Ele ressaltou, no entanto, que, para além da medalha, ao oferecer atividades no mesmo estilo das que são trabalhadas na disputas nacionais, o projeto visa incentivar a entrada desses jovens na Universidade.

O aluno de licenciatura em Matemática e também medalhista, Maikon Nazareth, compartilhou sua trajetória com a OBMEP, explicando como se preparou para a prova, o impacto que essa experiência teve em sua entrada na UFOP e o quanto foi importante para sua formação. Já as inciantes Luiza e Isabela, de 10 e 12 anos, respectivamente, contaram, com um sorriso no rosto, que gostaram da experiência de visitar a UFOP e que desejam voltar para a Universidade, mas para cursar Medicina.

 

Visita ao Demat.jpg

Nathália Paes
Alunos resolvem torre de hanoi
Após a conversa, os alunos, em duplas, participaram de uma atividade prática na qual tinham que resolver a Torre de Hanói, um exercício pensado para desenvolver o raciocínio lógico-matemático, a solução de problemas e o planejamento de ações. Os participantes puderam aplicar conceitos matemáticos de forma interativa, desenvolvendo a capacidade de trabalhar em equipe e aprendendo a importância de uma abordagem estratégica na resolução de questões complexas.

O projeto de extensão da UFOP, criado há três anos, surgiu com o objetivo de divulgar a OBMEP para alunos de escolas da região a partir de atividades informativas e de ensino. Wenderson, que também é coordenador regional da olimpíada, explica que, apesar de o competição ter "mais 20 anos de história, ainda há um grande desconhecimento sobre o próprio projeto e sobre as oportunidades que o mesmo pode abrir para os estudantes que dele participam".

O professor de matemática que trouxe os estudantes à Universidade, Igor Alves, participa do projeto desde quando estava na graduação na UFOP. Ele incentiva seus alunos a estudarem a disciplina e também a ingressarem no ensino superior. Para ele, essa experiência "é motivo de muito orgulho", uma vez que traz a esperança de "colher muitos frutos". E finaliza dizendo esperar "que esses alunos possam aprender matemática e vir com uma medalhinha de brinde".
 

Veja também

1 Dezembro 2025

Os projetos de extensão Núcleo de Estudos em Cultura Cervejeira (Necerva) e Núcleo de Estudos em Panificação e Empreendedorismo (Nepane),...

Leia mais

28 Novembro 2025

Uma reportagem e uma fotorreportagem sobre a primeira estação de água e esgoto de Ouro Preto produzida por uma aluna...

Leia mais

26 Novembro 2025

A Associação Brasileira de Planetários em conjunto com o Laboratório de Mediação, Ensino de Ciências, Astronomia e Acessibilidade (Labmeca) da...

Leia mais

18 Novembro 2025

O projeto de extensão Cine Faísca, vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Mineração do Outro, reuniu estudantes, pesquisadores...

Leia mais