
Criado por Nathália Paes em seg, 17/03/2025 - 14:52 | Editado por Nathália Paes há 25 minutos.
Na ocasião, Wenderson conversou com os alunos sobre a importância do estudo da matemática, mostrando que a conquista de uma medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) pode abrir portas para a futuro. Ele ressaltou, no entanto, que, para além da medalha, ao oferecer atividades no mesmo estilo das que são trabalhadas na disputas nacionais, o projeto visa incentivar a entrada desses jovens na Universidade.
O aluno de licenciatura em Matemática e também medalhista, Maikon Nazareth, compartilhou sua trajetória com a OBMEP, explicando como se preparou para a prova, o impacto que essa experiência teve em sua entrada na UFOP e o quanto foi importante para sua formação. Já as inciantes Luiza e Isabela, de 10 e 12 anos, respectivamente, contaram, com um sorriso no rosto, que gostaram da experiência de visitar a UFOP e que desejam voltar para a Universidade, mas para cursar Medicina.
Visita ao Demat.jpg

O projeto de extensão da UFOP, criado há três anos, surgiu com o objetivo de divulgar a OBMEP para alunos de escolas da região a partir de atividades informativas e de ensino. Wenderson, que também é coordenador regional da olimpíada, explica que, apesar de o competição ter "mais 20 anos de história, ainda há um grande desconhecimento sobre o próprio projeto e sobre as oportunidades que o mesmo pode abrir para os estudantes que dele participam".
O professor de matemática que trouxe os estudantes à Universidade, Igor Alves, participa do projeto desde quando estava na graduação na UFOP. Ele incentiva seus alunos a estudarem a disciplina e também a ingressarem no ensino superior. Para ele, essa experiência "é motivo de muito orgulho", uma vez que traz a esperança de "colher muitos frutos". E finaliza dizendo esperar "que esses alunos possam aprender matemática e vir com uma medalhinha de brinde".