Ir para o conteúdo

Projeto de extensão oferece aulas de Tai Chi Chuan

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Grupo de praticantes de Tai Chi Chuan posa para foto em ambiente interno amplo e bem iluminado. As pessoas usam roupas esportivas, muitas com camisetas do grupo. Ao fundo, é possível ver tatames e equipamentos de treino.
O projeto de extensão "Tai Chi Chuan: Saúde e Bem-Estar", promovido pela Escola de Educação Física (EEF), alia pesquisa e a prática da milenar arte marcial chinesa. Reconhecida por seus movimentos suaves e fluidos, essa modalidade integra técnicas de respiração e meditação, visando à promoção do bem-estar físico e mental. As aulas têm duração média de 50 minutos, são gratuitas e não exigem inscrição prévia ou vínculo com a Universidade.
 
Além das práticas, os participantes têm a oportunidade de atuar como voluntários no projeto de pesquisa “Avaliação do efeito de práticas de Taijiquan (Tai Chi Chuan) na variabilidade da frequência cardíaca e na qualidade de vida em adultos”. O estudo realiza um acompanhamento gratuito da evolução dos alunos, coletando informações para relatórios científicos e oferecendo reavaliações periódicas e feedbacks detalhados. 
 
As aulas seguem a forma Yang Tradicional e as formas modernas desenvolvidas pela Beijing Sports University, com a aplicação de exercícios terapêuticos conhecidos como Qigong, para tratar diversas condições de saúde. As práticas ocorrem semanalmente, às quintas-feiras, a partir das 18h, no Ginásio da EEF, e, aos sábados, às 9h30, no Horto dos Contos. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, além de ser recomendável usar roupas confortáveis, tênis de solado baixo e trazer uma garrafa de água. Os interessados podem se apresentar no local e horário indicados para participar das aulas.
 
PESQUISA – O objetivo do estudo é avaliar os efeitos da prática regular de Taijiquan/Tai Chi Chuan na saúde e na qualidade de vida de adultos, além de investigar os mecanismos que proporcionam os benefícios frequentemente observados. Os participantes são convidados a participar de uma avaliação inicial e de acompanhamento a partir da coleta de informações sociodemográficas, comportamentais, além de medições de peso, altura, composição corporal, circunferências da cintura e do quadril, pressão arterial, frequência respiratória e variabilidade da frequência cardíaca.
 
Para se inscrever como voluntário no projeto de pesquisa, acesse o formulário.  

Veja também

28 Novembro 2025

A Atlética Universitária Primaz, em parceria com os Centros Acadêmicos do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), realiza no...

Leia mais

19 Novembro 2025

Após 13 anos, o time da Associação Desportiva da Escola de Minas (Adem) retorna para a primeira divisão do futebol...

Leia mais

10 Novembro 2025

As Atléticas Primaz, AAAMEDUFOP, Marvin, Piratas e Radioativa, com apoio da Coordenação de Esportes e Lazer da Universidade Federal de...

Leia mais

15 Outubro 2025

A Escola de Educação Física (EEF) divulga as ações e projetos de extensão que estarão disponíveis para as comunidades universitária...

Leia mais