Ir para o conteúdo

Pesquisa sobre IA nas edificações históricas tem artigo publicado em periódico internacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Intitulada "Robótica e Inteligência Artificial na Construção 4.0", a pesquisa é coordenada pelo professor do Departamento de Computação da UFOP André Luiz Ottoni em parceria com a professora Lara Toledo Cordeiro Ottoni, do IFMG - Campus Ouro Preto. O objetivo é investigar as ferramentas de Inteligência Artificial para aprimorar o processo de classificação e detecção automática de construções históricas usando a visão computacional. 
 
O artigo fruto da pesquisa foi publicado no Journal of Cultural Heritage, uma das revistas de publicações científicas internacionais mais tradicionais no campo de pesquisa de Patrimônio Cultural. Denominado "A deep learning approach for cultural heritage building classification using transfer learning and data augmentation", o trabalho apresenta avanços na área de Inteligência Artificial na classificação de componentes construtivos em edificações históricas de Minas Gerais. 
 
Em sua metodologia, foi necessária a construção de uma base de dados dos patrimônios históricos para fornecer informações para a IA para a realização de simulações de aprendizado da máquina e testes nos smartphones. Inicialmente, foi criada a base de imagens "ImageOP", com 1.613 fotos coletadas de 32 construções históricas da cidade de Ouro Preto. Dessa forma, as IAs foram alimentadas para reconhecer automaticamente os componentes dessas edificações. Foi preciso rotular esses elementos em classes arquitetônicas para a máquina aprender a identificá-los. 
 
Após essa etapa, foi criada uma nova base de dados, "ImageMG", desenvolvida com 6.449 imagens de 94 construções históricas mineiras em 19 cidades distintas, para o treinamento dos modelos de IA a fim de comprovar a eficiência do sistema em detectar elementos essenciais que compõem a arquitetura mineira. 
 
"Essas pesquisas podem contribuir com a documentação digital automática de elementos arquitetônicos, acelerando o processo de análise de edificações históricas. Além disso, auxilia na identificação de danos em componentes específicos da construção, contribuindo no processo de inspeção visual do patrimônio cultural ", relata o professor André. 
 
Acesse o artigo completo.  

Veja também

2 Dezembro 2025

O estudante do curso de Engenharia de Produção da UFOP Bernardo Almeida Rocha apresentou sua pesquisa de iniciação científica no...

Leia mais

2 Dezembro 2025

O curso de Computação da UFOP realizou a quarta edição do Workshop de Computação, em comemoração aos 34 anos de...

Leia mais

1 Dezembro 2025

O professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP Éden Peretta ministrou duas conferências em eventos em...

Leia mais

28 Novembro 2025

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP realiza uma Avaliação Sensorial de Barras de Frutas Mistas...

Leia mais