O artigo "Adaptive Neuro-Fuzzy Approach for Identification of Multivariable Hammerstein Systems with Static Non-smooth Nonlinearities" (tradução livre "Abordagem Neuro-Fuzzy Adaptativa para Identificação de Sistemas Hammerstein Multivariáveis com Não Linearidades Estáticas Não Suaves"), produzido pelo egresso do curso de Engenharia Elétrica da UFOP, Luís Henrique dos Santos, foi aceito para apresentação na 64ª IEEE Conference on Decision and Control (CDC). A conferência acontece em dezembro deste ano, no Rio de Janeiro, e é considerada uma das mais importantes do mundo na área de controle de sistemas.
Em resumo, o trabalho propõe uma abordagem neuro-fuzzy adaptativa para a identificação de sistemas multivariáveis do tipo Hammerstein com não linearidades não suaves. Essa é uma solução que alia simplicidade, precisão e baixa complexidade computacional no tratamento de um problema clássico da engenharia de controle.
Fruto de uma trajetória iniciada na UFOP, onde Luís Henrique realizou duas iniciações científicas sob orientação dos professores do Departamento de Engenharia Elétrica (Deelt), Rodrigo Augusto Ricco e Márcio Feliciano Braga, o resultado do trabalho representa um reconhecimento significativo da qualidade da pesquisa e da formação acadêmica envolvida. Atualmente, ele cursa o doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais, sob orientação do mesmo Rodrigo e também de Bruno Otávio Soares Teixeira (UFMG).
A pesquisa conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além do suporte institucional das duas universidades envolvidas.