Ir para o conteúdo

Proppi produz manual para elaboração dos editais de seleção de pós-graduação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Imagem com fundo vermelho sólido e texto centralizado em branco: “PROCESSOS SELETIVOS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: Instruções para elaboração dos editais”, em fonte sem serifa, com destaque em negrito e itálico para parte do título.

Com o objetivo de auxiliar os Programas de Pós-Graduação (PPGs) na elaboração de editais de seleção de fácil compreensão, objetivos e em conformidade com as normas vigentes, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Inovação (Proppi) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) elaborou o Manual de Instruções para Elaboração dos Editais de Seleção da Pós-Graduação Stricto Sensu. O documento é resultado do trabalho criterioso das servidoras técnico-administrativas em educação (TAEs) Ludimilla Thaís Alves e Luiza Ferreira Alves de Brito, da Coordenadoria de Pós-Graduação (CPOS/Proppi).

O manual foi desenvolvido para coordenadores, secretários e membros das comissões de seleção, funcionando como um guia fundamental para a elaboração de editais que entreguem maior clareza, equidade e e eficiência, tendo em vista a padronização dos processos seletivos dos PPGs da UFOP.

Apesar de alguns programas já contarem com modelos de editais consolidados, a pró-reitora da Proppi, Paula Cristina Cardoso Mendonça, reforça a importância da leitura completa do documento. "É importante que haja cada vez mais adesão dos PPGs para que eles sigam uma mesma normativa em seus processos seletivos. É como um direcionamento do que é prioritário nessas seleções, claro, considerando que cada PPG tem suas particularidades, que variam em função das áreas de conhecimento, mas que também têm características em comum", destaca.

O manual detalha, passo a passo, os elementos que devem compor um edital, desde a introdução e apresentação até os critérios de desempate e cronograma, além de trazer orientações sobre o uso do Sistema de Gestão dos Processos Seletivos da Pós-Graduação (PSPG), ferramenta que vem sendo implementada para digitalizar e organizar as etapas do processo seletivo. São abordadas ainda as exigências legais relativas à reserva de vagas para ações afirmativas, à política de incentivo à qualificação dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs), à validação documental e ao tratamento de casos específicos, como de candidatos estrangeiros, por exemplo, reforçando o compromisso da UFOP com políticas inclusivas.

Além das orientações técnicas, o manual também prevê a revisão prévia e conjunta dos documentos com a CPOS/Proppi. Esse processo colaborativo permite esclarecer dúvidas, alinhar expectativas e adaptar os editais às normas vigentes e às particularidades de cada programa.

A versão mais recente do manual pode ser acessada diretamente no site da Proppi.

Veja também

22 Janeiro 2026

Estão abertas as inscrições para cursar disciplinas isoladas do Mestrado de Economia Aplicada. O formulário de inscrição deve ser devidamente...

Leia mais

22 Janeiro 2026

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realiza o primeiro Censo da Pós-Graduação brasileira, iniciativa inédita que...

Leia mais

5 Janeiro 2026

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PROPEM) abre inscrições para processo seletivo do mestrado, para ingressar no primeiro semestre...

Leia mais

17 Dezembro 2025

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional (MPEC) da UFOP está com edital aberto para seleção de...

Leia mais