Ir para o conteúdo

III Seminário Internacional de Turismo e Patrimônio debate cultura, criatividade e sustentabilidade em perspectiva decolonial

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lucas Menezes
Duas mulheres estão sentadas em poltronas durante o III Seminário Internacional de Turismo e Patrimônio (cartaz visível ao fundo). Uma delas usa óculos escuros e colar colorido, a outra veste preto; mesa com copo e cacto em primeiro plano.

Buscando discutir as temáticas do patrimônio, do turismo, da cultura, da criatividade e da sustentabilidade diante dos desafios impostos pela contemporaneidade, o Programa de Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGTURPATRI), em parceria com a empresa júnior Completur e o Departamento de Turismo (Detur), realizou o III Seminário Internacional de Turismo e Patrimônio com o tema "Reflexões acerca da cultura, criatividade e sustentabilidade”.

Teorias decoloniais nortearam o evento, concebido para refletir sobre a preservação patrimonial e ambiental com foco no fomento à atividade turística. Sob essa ótica, turismo e patrimônio se apresentam como caminhos para promover o intercâmbio cultural, fortalecer narrativas múltiplas e inclusivas, incentivar ações sustentáveis, estimular a autogestão comunitária, valorizar a criatividade e gerar alternativas econômicas para territórios historicamente apropriados pelos interesses do grande capital.

O evento teve início na terça-feira (12), com a participação da diretora do Museu Pachacamac, do Peru, Denise Pozzi-Escot, que apresentou o trabalho de revitalização do sítio arqueológico e os projetos de educação e extensão comunitária do território. Em sua fala, Pozzi-Escot destacou os desafios da gestão turística no contexto peruano. Segundo ela, na maioria dos casos, no Peru, a implementação do turismo é administrada sem um plano de longo prazo que permita entender a ocupação do local e sem considerar a importância das fundações locais. "Hoje, sem sombra de dúvidas, o turismo que envolve milhões de pessoas é um fato de desenvolvimento inviável; também para as populações marginalizadas, que na maioria das vezes são de culturas subordinadas à cultura de classe dominante dos países. Pretender então separar o patrimônio da comunidade local é um trabalho, para dizer o mínimo, utópico”.

 

denise_pozzi.png

Lucas Menezes
Idosa de óculos e cabelo grisalho fala ao microfone enquanto aponta, segurando folhas impressas, sentada em poltrona com mantas coloridas.
Denise Pozzi-Escot na conferência de abertura do III Seminário Internacional de Turismo e Patrimônio



Para o encerramento, na quinta-feira (14), foi realizada uma caminhada cultural por Ouro Preto, conduzida pelo grupo Palma Preta, que propõe uma perspectiva afrocentrada do turismo, valorizando a presença africana na região a partir de uma análise do trabalho minerador desenvolvido por povos diaspóricos.

O seminário articulou as diversas temáticas trabalhadas no PPGTURPATRI, integrando disciplinas, grupos de pesquisa e professores de outros programas de pós-graduação de universidades brasileiras e estrangeiras. Nele, foi discutida a forma como as atuais alternativas teóricas e metodológicas de pesquisa enfrentam os desafios globais impostos aos pesquisadores, ressaltando que cultura e memória, ainda que frequentemente negligenciadas, se tornaram elementos centrais da experiência turística.

A programação incluiu mesas-redondas, debates e apresentações científicas organizadas em Grupos de Trabalho, além de atividades socioculturais voltadas à integração dos participantes.

Veja também

1 Dezembro 2025

Comemorando dez anos de existência, o Grupo de Pesquisa em História, Ética e Política (GHEP), do Instituto de Ciências Humanas...

Leia mais

28 Novembro 2025

O conceito de honra e desonra na antiguidade foi o tema central do XV Colóquio do Laboratório de Estudos sobre...

Leia mais

17 Novembro 2025

O Programa de Pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação (Propei) da UFOP realiza, em 6 de dezembro, o 1° Simpósio Brasileiro...

Leia mais

13 Novembro 2025

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Propec) publica os editais de mestrado e doutorado nas áreas de concentração em...

Leia mais