Ir para o conteúdo

UFOP inaugura pós-graduação em Serviço Social voltada para o território minerodependente

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Grupo de discentes e docentes posam sorridentes segurando exemplares do livro “Ruy Mauro Marini. Dependência e revolução na América Latina”, durante a aula inaugural da pós-graduação em Serviço Social da UFOP.
A pós-graduação lato sensu "Questão Social, Política Social e Serviço Social no Território" foi iniciada oficialmente em 18 de agosto, com uma aula inaugural realizada no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa). A especialização tem como objetivo qualificar profissionais para o enfrentamento da questão social e promover debates sobre as políticas sociais em contextos atravessados pela minério-dependência, realidade que marca o território de atuação da Instituição. 
 
O novo curso já havia sido anunciado durante a edição 2025 do Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social, realizada em julho, também no Icsa. Com o tema "Estágio, trabalho profissional e território: impactos da mineração após 10 anos do rompimento da barragem de Fundão", o encontro reuniu a comunidade acadêmica e representantes externos, em diálogo com a campanha nacional do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e dos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).
 
Com 40 vagas disponibilizadas para a primeira turma, o curso será desenvolvido entre agosto de 2025 e dezembro de 2026. A estrutura privilegia a articulação entre teoria e prática profissional, com foco em diagnóstico territorial, controle social e avaliação de políticas públicas, buscando fortalecer a formação crítica e a atuação dos assistentes sociais, bem como aprofundar a reflexão sobre as expressões contemporâneas da questão social e suas interfaces com o exercício profissional.
 
Conforme destacado pela coordenadora, Alessandra Ribeiro de Souza, esta é a única oferta pública e gratuita de pós em Serviço Social da região, o que evidencia sua relevância. A professora ainda enfatiza que todas essas conquistas são resultado do trabalho coletivo dos próprios docentes desde a implementação do curso na UFOP, em 2009, assim como do apoio de profissionais da área, que também exercem um grande papel em toda a formação oferecida. Assim, a especialização é uma espécie de reconhecimento e uma devolutiva a essas contribuições históricas.
 
A aula inaugural foi realizada em parceria com a Associação dos Docentes da UFOP (Adufop) e contou com o lançamento do livro "Ruy Mauro Marini. Dependência e revolução na América Latina: Textos selecionados (1972–1994)" e um debate com os organizadores, Rodrigo Castelo e Fernando Correa Prado. Como parte da atividade, os novos discentes receberam exemplares da obra.
 
 

 

Veja também

22 Janeiro 2026

Estão abertas as inscrições para cursar disciplinas isoladas do Mestrado de Economia Aplicada. O formulário de inscrição deve ser devidamente...

Leia mais

22 Janeiro 2026

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realiza o primeiro Censo da Pós-Graduação brasileira, iniciativa inédita que...

Leia mais

5 Janeiro 2026

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PROPEM) abre inscrições para processo seletivo do mestrado, para ingressar no primeiro semestre...

Leia mais

17 Dezembro 2025

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional (MPEC) da UFOP está com edital aberto para seleção de...

Leia mais