A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu destaque em um edital realizado em parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). Direcionada ao fortalecimento da infraestrutura de laboratórios de referência no estado, a chamada selecionou 14 propostas, que receberão, juntas, aporte de cerca de R$20 milhões.
Entre as propostas contempladas, uma das mais bem avaliadas foi a coordenada pela professora Cláudia Martins Carneiro, da Escola de Farmácia (Efar), que obteve a quarta colocação geral. Intitulado "Consolidação do sistema de gestão da qualidade no laboratório de análises clínicas da Escola de Farmácia da UFOP: em busca da acreditação no Lapac", o projeto prevê um investimento de pouco mais de R$1,9 milhão, via Fundação Arthur Bernardes, para modernização e certificação do Laboratório de Análises Clínicas (Lapac).
No total, a chamada recebeu 117 propostas, sendo 14 aprovadas dentro do limite financeiro, 50 aprovadas fora desse limite, uma cancelada a pedido do coordenador e 52 desclassificadas ou inabilitadas durante o processo de julgamento.
Os resultados completos podem ser acessados no
site da Fapemig.