O auditório do Bloco de Salas de Aula da UFOP foi reinaugurado nesta quarta-feira (3), durante a reunião do Conselho de Graduação (Congrad). O espaço, administrado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), passou por melhorias estruturais, como substituição do carpete por piso vinílico, nova pintura e instalação de cadeiras.
A cerimônia reuniu autoridades da Universidade, entre elas o reitor, Luciano Campos, o prefeito universitário, Cláudio Lana, a pró-reitora de Graduação, Marlice Nogueira, e a pró-reitora adjunta, Hermelinda Dias. Na ocasião, foram homenageados os servidores da Coordenadoria de Projetos e da Coordenadoria de Manutenção da Prefeitura do Campus Universitário (Precam): Edna Costa Reis, Hugo Coelho Godinho e Márcia Mara Barbosa, reconhecidos pelo empenho durante as obras.
Na mesa de abertura do Congrad, Marlice Nogueira afirmou que a entrega do auditório representa não somente a recuperação de um espaço físico, mas a retomada de um local simbólico para a comunidade acadêmica. Marlice destacou que "esse auditório é muito importante para nós, já que nossas reuniões do conselho e diversas atividades acadêmicas voltarão a ser realizadas aqui". Ela ainda agradeceu à equipe da Precam "pela dedicação e pelo cuidado especial" que tiveram na reforma.
O prefeito universitário, Cláudio Lana, ressaltou que a atuação dos servidores da Precam tem sido fundamental para viabilizar as melhorias em diferentes áreas da Universidade, embora muitas vezes esse trabalho não receba a devida visibilidade. Para ele, "foi uma surpresa muito positiva encontrar um grupo tão qualificado e, de certa forma, tão invisibilizado pela comunidade". Cláudio destacou ainda a proposta de transformação da Prefeitura Universitária em uma Pró-Reitoria de Infraestrutura, medida que deve fortalecer o setor, já que "essa conversão vai dar maior reconhecimento ao trabalho e permitir que o setor participe de forma mais ativa em processos estratégicos da Universidade".
O reitor Luciano Campos lembrou que a reinauguração ocorre em um cenário de restrições orçamentárias severas, mas reforçou que a gestão tem buscado ampliar as obras e os investimentos em infraestrutura. Ele afirmou que, "paradoxalmente, embora tenhamos dificuldades financeiras, a UFOP vai viver nos próximos anos um período de grandes obras e nada disso seria possível sem o empenho dos servidores técnico-administrativos da Precam, que têm se dedicado para que projetos saiam do papel e melhorem a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão em nossa Universidade".
Segundo o reitor, estão em andamento ou previstos projetos como a implantação do campus em Ipatinga, da nova biblioteca do campus, da Estação de Tratamento de Esgoto, reformas no ICHS e no Museu de Ciência e Técnica, a entrega do cinema e a construção do Hospital Universitário — considerada a maior obra da história recente da Instituição e dos municípios da região.
Com a conclusão da reforma, o auditório volta a ser disponibilizado para a comunidade acadêmica para realização de atividades como palestras, aulas magnas, simpósios e reuniões institucionais.