O Conselho Municipal da População LGBTQIAP+ de Ouro Preto recebeu novos membros titulares por meio da Casa dos Conselhos. Também foram definidos os integrantes da Mesa Diretora, que já tomou posse. O evento aconteceu no Centro de Referência e Acolhimento LGBTQIAP+, em Ouro Preto.
Os novos membros são: Victor Pinto, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, como presidente; Júnia Ferreira, representante do Coletivo Efigênia Carabina, como vice-presidenta; e Rodrigo Machado, representante da Universidade Federal de Ouro Preto, como secretário-geral.
Criado em 2022, o Conselho é um órgão público, permanente e fiscalizador. Suas funções incluem a elaboração e implementação de programas e políticas voltados às questões de gênero e sexualidade, a fim de assegurar os direitos de uma população historicamente invisibilizada. O órgão deve atuar em diálogo com a sociedade de forma ampla e democrática, criando pautas que contemplem essa população, propondo novas políticas e fiscalizando sua efetiva implementação.
Segundo o novo presidente, Victor Pinto, "um conselho de direitos da população LGBTQIAP+ é importante porque garante representatividade, participação social e a fiscalização de ações do poder público, fortalecendo políticas públicas de inclusão, igualdade e respeito à diversidade".
O professor Rodrigo Machado, do Departamento de Letras (Delet) da UFOP, reforçou a importância da Universidade como parte atuante da cidade: "Penso que nós, que estamos representando a UFOP, além de sermos membros da comunidade LGBTQIAP+, somos cidadãos que residem aqui. Espero que possamos contribuir não somente com nossa vivência, mas também com nossos estudos, pesquisas e projetos de extensão voltados para a população LGBTQIAP+".