Ir para o conteúdo

Núcleo de Apoio Pedagógico da UFOP celebra 30 anos de atuação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo Pessoal
Seis mulheres posam sorridentes lado a lado em frente a um painel colorido com imagens e logotipos de universidades mineiras. Elas usam crachás de identificação, transmitindo clima de evento acadêmico e de confraternização.
No dia 27 de setembro, o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), celebra 30 anos de atuação na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Criado em 1995 pela Portaria da Reitoria nº 301, o setor se consolidou como espaço estratégico de apoio pedagógico e institucional, contribuindo diretamente para o fortalecimento do ensino de graduação.
 
Ao longo de sua trajetória, o NAP desenvolve ações como assessoria pedagógica aos colegiados de curso na criação, atualização e análise dos projetos pedagógicos e alterações curriculares. Também atua na gestão de programas de apoio ao ensino de graduação, na promoção do desenvolvimento profissional docente por meio do Programa Sala Aberta, na realização de eventos institucionais, como a Mostra de Profissões, no apoio ao Encontro de Saberes, entre outras atividades.
 
Segundo a equipe do NAP, sua importância está em oferecer suporte pedagógico aos cursos, docentes e departamentos, além de fomentar a inovação nas práticas de ensino: "O Núcleo se consolida como um espaço articulador, que garante apoio técnico, pedagógico e institucional às iniciativas voltadas para a melhoria contínua da qualidade de ensino da UFOP".
 
Entre as principais demandas atuais, está a atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), já que todos os cursos de graduação precisam incluir 10% de atividades de extensão em suas grades curriculares. Essa frente tem concentrado grande parte do trabalho da equipe, que também gerencia programas como o Pró-Ativa, a Tutoria e o acompanhamento pedagógico do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), além de coordenar pesquisas de desenvolvimento de disciplinas e participar de diferentes comissões voltadas ao ensino de graduação.
 
Um dos desafios, destacam as servidoras do Núcleo, é ampliar o número de profissionais do setor para acompanhar o crescimento da Universidade e a criação de novos cursos. Atualmente, o NAP conta com cinco servidoras efetivas, todas com formação em pedagogia.
 
Para o futuro, a equipe aponta como meta o fortalecimento do acompanhamento pedagógico próximo aos cursos, além da ampliação da visibilidade institucional do setor. O objetivo é que o Núcleo seja reconhecido pela comunidade acadêmica como um espaço de apoio e parceria. "Mais do que oferecer soluções prontas, o NAP se propõe a construir, em conjunto com cursos e docentes, caminhos para o aprimoramento do ensino na Instituição", ressalta a equipe. 

Veja também

28 Novembro 2025

O Ministério da Educação (MEC) credenciou oficialmente o novo campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em Ipatinga, nesta...

Leia mais

28 Novembro 2025

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) concedeu o título de Doutor Honoris Causa às personalidades Ângelo Oswaldo de Araújo...

Leia mais

27 Novembro 2025

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) homenageou cinco servidores que prestaram serviços imprescindíveis para o funcionamento da Instituição ao...

Leia mais

24 Novembro 2025

Acompanhe ao vivo a Sessão Solene do Conselho Universitário da UFOP em que serão outorgados os títulos de Doutor Honoris...

Leia mais