Ir para o conteúdo

Calouros são recepcionados pelas pró-reitorias da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Flávio Reis
Grupo de jovens sentados em cadeiras de um auditório, assistindo atentamente a uma apresentação. A maioria está com expressão séria e concentrada.
Com: Samira Silva
 
Em um momento de acolhimento e cuidado com quem chega à UFOP, a Semana de Integração, organizada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (Icsa), promoveu uma mesa de recepção para os calouros com a presença das pró-reitoras Cláudia Carneiro, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex); Marlice Nogueira, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd); e Isis Rosa, da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace). A atividade foi realizada na segunda (7), às 19h, no auditório do Icsa.
 
A proposta foi orientar os recém-chegados sobre as principais informações a respeito da atuação, serviços e programas de cada pró-reitoria, apresentando o programa de avaliação socioeconômica para a assistência estudantil, o acompanhamento da vida acadêmica pela Universidade e as possibilidades de engajamento em bolsas estudantis, tutorias e iniciações científicas disponíveis ao longo do curso.
 
A democratização do espaço universitário foi um dos pontos altos da conversa, em diálogo com o lema "Um passo a mais", que guia a campanha de volta às aulas neste semestre. O tema reforça a importância do cuidado com quem ingressa na universidade pública e se prepara para enfrentar os desafios e limitações que possam surgir ao longo da trajetória rumo ao diploma.

 
Graças às políticas de cotas e de assistência estudantil, a Universidade vem se tornando cada vez mais plural e diversa. Segundo Isis Rosa, essa pluralidade também enfrenta resistências, já que a Instituição teve seu orçamento reduzido em cerca de 50% desde 2014. O desafio, afirma ela, é orientar quem chega da melhor forma possível, não só para o entendimento dos desafios e da complexidade da estrutura universitária, mas também para o reconhecimento de seu direito ao acesso às atividades de ensino, pesquisa e extensão e à assistência estudantil.

 
A pró-reitora destacou ainda que esse primeiro momento de acolhimento e orientação muitas vezes contribui para potencializar o estar na universidade para esses estudantes. "A gente acredita nessa diversidade e potencialidade da política de assistência estudantil e espera que os estudantes encontrem uma universidade pública de qualidade, democrática, gratuita e também acolhedora", completa Isis.
 
A Semana de Integração do Icsa segue com oficinas, visitas, palestras, rodas de conversa e exibição de documentários até sexta (10). Confira a programação no site da UFOP.
 
BEM-VINDO CALOURO NO MORRO DO CRUZEIRO - Na quarta-feira (8), também foi realizada uma recepção de calouros no campus Morro do Cruzeiro, com a presença das pró-reitoras e do diretor de Relações Internacionais, Anderson Gamarano, que destacou a importância da integração dos alunos desde o início da graduação.
 
Segundo ele, conhecer as oportunidades oferecidas pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) logo no começo do curso ajuda os estudantes a se planejarem melhor ao longo da trajetória acadêmica. "Oferecemos cursos de idiomas, intercâmbios e programas de pesquisa em diversos países. Algumas dessas iniciativas são promovidas diretamente pela DRI, enquanto outras são caminhos que os próprios alunos podem trilhar com o nosso apoio", explicou. Ele também ressaltou que o domínio de idiomas é um diferencial importante para aproveitar as oportunidades, tanto no Brasil quanto no exterior.
 
Atualmente, a DRI acompanha 164 alunos estrangeiros em diferentes modalidades de ensino: cursos preparatórios de PLE, graduação plena, mestrado e doutorado, processos seletivos regulares e programas de mobilidade. Nesta edição, a diretoria também recebeu 25 novos estudantes internacionais para o semestre 25.2, vindos da Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Guiné-Bissau, México e Rússia.
 
As pró-reitoras encerraram o encontro reforçando a importância do engajamento de toda a comunidade acadêmica na construção de uma UFOP mais inclusiva, plural e participativa, reflexo direto das políticas de cotas e assistência estudantil, que têm transformado o perfil da Universidade.

img_8036_2.jpg

Flávio Reis
Sete pessoas estão sentadas em cadeiras no palco de um auditório, participando de uma conversa, enquanto uma mulher em pé, à esquerda, fala ao microfone. Ao fundo, há uma projeção com imagem da UFOP.
A recepção dos calouros do campus Morro do Cruzeiro aconteceu no auditório do Departamento de Geologia (Degeo)
 

Veja também

7 Novembro 2025

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) informa que vai realizar uma manutenção emergencial no datacenter do POP-MG, fornecedor do...

Leia mais

28 Outubro 2025

Representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Prefeitura de Ouro Preto se reuniram para discutir medidas relacionadas...

Leia mais

10 Outubro 2025

aniversario_das_unidades_2025_em_-_destaque.png A Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) completa seu 149º aniversário neste domingo (12). É...

Leia mais

3 Outubro 2025

A Diretoria de Tecnologia da Informação (NTI) informa que o serviço de rede no campus de Mariana foi restabelecido na...

Leia mais