O doutorando Igor Henrique da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP, apresentou recentemente o trabalho "Masculinidade e (cis)heteronormatividade na formação e atuação docente em Educação Física", no XI Congresso Nacional de Educação (Conedu), realizado de 2 a 5 de outubro em Recife (PE).
Orientado pelo professor Marco Antônio Torres, Igor investigou como as construções de masculinidade e a (cis)heteronormatividade influenciam a formação e a prática de professores homens de Educação Física no ensino da dança. Com base na teoria da performatividade de gênero de Judith Butler, a pesquisa mostra que, embora a dança desafie fronteiras estéticas e de gênero, sua presença nas escolas ainda é limitada por normas sociais e culturais.
O estudo aponta que a participação de homens na dança costuma se restringir a estilos que não questionam a sexualidade, como danças folclóricas, hip-hop e funk. Aponta também que questões de gênero, além de enfrentamentos religiosos e familiares, impactam diretamente o ensino da dança nas escolas, revelando preconceitos que atravessam as trajetórias pessoais, acadêmicas e profissionais desses docentes. A pesquisa destaca ainda que a orientação sexual e a experiência prévia com a dança se apresentam como fatores que podem aproximar ou afastar professores homens desse conteúdo no currículo escolar.
Igor fala um pouco sobre a importância de sua pesquisa e sobre a visibilidade que ela teve: "É muito gratificante ver minha pesquisa recebendo visibilidade em um evento nacional, pois acredito que a universidade pública cumpre um papel fundamental na produção de conhecimento que provoca reflexões e transforma realidades".
Ele ainda acrescenta que "participar do Conedu me proporcionou a oportunidade de dialogar e trocar experiências com pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, o que enriquece ainda mais essa construção coletiva do saber. Sinto-me honrado em poder contribuir não apenas a partir da minha formação inicial em Educação Física (também na UFOP), mas de um campo de estudos que alcança toda a educação e as humanidades, em especial a temática de gênero."
O resumo do trabalho será publicado em breve nos canais oficiais do Conedu.