O professor do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (Dejor/UFOP) Adriano Medeiros da Rocha apresentou, na última terça-feira (21), a comunicação "Cine Vila Rica: história, resistência cultural, descaminhos e expectativas" durante o II Seminário de História(s) de Cinema(s) de Minas Gerais, realizado no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
O evento integra o projeto Minas é Cinema, vinculado ao grupo de pesquisa CPCine – História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual, e reúne especialistas dedicados ao estudo da atividade cinematográfica no estado.
Desde junho de 2024, Adriano colabora como pesquisador do Laboratório de Narrativas Audiovisuais (LANAv/UFJF) e integra o projeto Minas é Cinema, coordenado pela professora Alessandra Souza Melett Brum (UFJF). O professor comenta que a parceria surgiu a partir de ações voltadas à valorização da linguagem cinematográfica e audiovisual desenvolvidas pelo por ele na UFOP.
O LANAv tem como objetivo fomentar a produção e a pesquisa sobre a história do cinema e seus pioneiros em Minas Gerais e no Brasil. O Minas é Cinema é um projeto do CPCine constituído por professores, pesquisadores, alunos e técnicos da UFJF, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da UFOP.
A comunicação apresentada integra o projeto de pesquisa conduzido por Adriano Medeiros, que resultará em um livro sobre a história do Cine Vila Rica, com colaboração da pesquisadora voluntária Nicole Pereira Alves.