Esta semana foi publicado o livro "Moralismo político. O triunfo da convicção sobre a faculdade do juízo", do filósofo Hermann Lübbe, com tradução do alemão para o português feita pelo professor Sérgio da Mata, do Departamento de História.
Esse é o segundo volume da coleção "Novos Estudos Alemães", organizada por Sérgio em parceria com o professor Arthur Alfaix Assis (UnB). Na primeira edição, foi lançada a obra "Patriotismo constitucional", do autor Dolf Sternberger traduzido por René Gertz.
A iniciativa da coleção partiu de um convite feito a Sérgio por Rafael Benthien, professor do Departamento de História da UFPR, há três anos. Ele foi convidado a sugerir uma coleção para a editora da universidade relacionada a estudos alemães.
Em parceria com o Arthur, Sérgio conta que foi desenvolvida a ideia de trabalhar com autores que fizessem sentido com o momento político e cultural, que pudessem trazer uma contribuição teórica "interessante e diferente", explicou.
A premissa da coleção é publicar autores com textos inéditos, que ainda não possuem traduções no Brasil, em formato de ensaios e livros curtos, sem abrir mão da qualidade. Nas edições, Sérgio explica que buscou explorar autores "do campo democrático", com críticas sobre como as sociedades contemporâneas tendem a ter um crescimento constante do moralismo na esfera política e explorando as características do fenômeno.
Sérgio relata a dificuldade do processo de produção: "São textos densos, que não são fáceis de traduzir. Colegas alemães tinham dito para mim sobre a dificuldade deles mesmos em entenderem o autor em alemão. Então, tentar passar o texto dele para nossa língua com grau mínimo de compreensibilidade não foi exatamente uma coisa simples".
O professor também mencionou que títulos novos já estão previstos, embora seja um processo lento, dada a dificuldade de tradução do alemão. Todas as obras estão disponíveis no
site da Editora da Universidade Federal do Paraná.