Após 13 anos, o time da Associação Desportiva da Escola de Minas (Adem) retorna para a primeira divisão do futebol amador de Ouro Preto. A classificação foi garantida no sábado (15), com a vitória por 2x0 sobre o Santa Cruz, no campo do Aluminas. Nesse jogo, o time garantiu também a classificação na segunda divisão da Liga Ouro-Pretana, com final prevista para este sábado (22), às 13h, no campo da Barra, contra o time Industrial FC, também semifinalista desta edição.
O ex-aluno do curso de Educação Física da UFOP e integrante da equipe da Adem desde 2018, Everton Honorato Santos Rosa, comentou sobre o retorno do time para a elite do futebol amador, depois desses anos. "A competição foi muito importante, pois a cada jogo nos tornamos mais capazes de alcançar o objetivo principal, que era o acesso. Estar presente depois de alguns anos é muito gratificante e, com esse elenco, ainda mais, porque todos entenderam a importância e seriedade do nosso sonho", afirmou.
A campanha da equipe ao longo da competição foi composta por cinco confrontos até o momento. Parte da campanha contou com o apoio da UFOP, das atléticas, com destaque para a de Mariana, e da torcida ATOA, que vem participando de todos os jogos.
O aluno de Arquitetura e Urbanismo da UFOP e treinador do time desde 2023, Guilherme Felipe, destacou a importância da equipe para a Instituição e para a cidade de Ouro Preto: "Nosso time é um dos cofundadores da liga de Ouro Preto e faz parte dessa tradição do futebol amador da cidade. Essa historia está no DNA do time e, este ano, pensado nesse histórico da Adem, montamos uma equipe forte". Nesta edição, o time contou com jogadores de Mariana, que vêm treinando desde março para a competição.
ADEM - Desde sua fundação, em 1946, a Associação se destaca como uma das mais antigas da Universidade e trabalha para aproximar a comunidade da região e os estudantes da UFOP.