A professora do Departamento de Artes Cênicas (Deart) Raquel Castro de Souza teve o trabalho "La chica que matou Almodóvar" selecionado para compor a coletânea "Convocatória Brasis", da editora Javali.
A dramaturgia selecionada narra a história de "uma atriz com vocação artística, mas sem talento e nenhum dinheiro. A personagem comete um ato horrível e deseja confessar tudo diante de uma câmera e do público. Em meio a tudo isso, iguanas, calangos e jacarés se entrelaçam às motivações, em uma trama que atinge seu ápice no fundo de um freezer de bar".
A autora aponta o caráter transicional do texto, entre a crônica e o conto. Parte da obra, segundo Raquel, foi desenvolvida no Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia do Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte, na segunda metade de 2024. "Essa experiência de estar em uma comunidade de escrita e pesquisa foi muito interessante, porque trouxe outros olhares para o texto, tornando o processo de criação mais coletivo", completa.
Em 2025, a Editora Javali, dedicada à publicação de dramaturgia, teoria, tradução e memória do teatro e cinema, lançou a Convocatória Brasis (Seleção Nacional de Dramaturgias Inéditas), um chamado para ouvir e reunir vozes que compõem o vasto território da dramaturgia brasileira. A curadoria da convocatória foi realizada por Anderson Felicyano, Assis Benevenuto, Marcos Coletta e Soraya Martins.
Em relação aos eventos de lançamento, Raquel destaca que "Será uma ótima oportunidade de compartilhar com o público geral, além de artistas, estudantes e pessoas interessadas em teatro e literatura, essa pluralidade de vozes da dramaturgia contemporânea brasileira".
O lançamento da coletânea será em formato híbrido. No domingo (30), às 17h, a professora se reúne com outros autores, de forma online, por meio do Instagram da editora @editorajavali. Já o encontro presencial será na terça (2), às 17h, no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte.