Estão abertas as inscrições para a nova edição do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul, iniciativa desenvolvida em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR). As instituições que participam nesta edição são a Universidade Agostinho Neto, de Angola, a Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), do México, e a Universidad de Panamá, do Panamá.
O programa tem como objetivo contribuir para a promoção da igualdade racial no Brasil por meio da cooperação internacional, estimulando a produção e a troca de conhecimentos com países africanos, latino-americanos e caribenhos. A iniciativa fortalece a formação inicial e continuada, incentiva a pesquisa e a inovação e promove a implementação das diretrizes para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.
Ao todo, serão ofertadas 150 vagas, distribuídas igualmente entre os três países participantes. O programa conta com financiamento para participação em estudos, ações formativas, eventos científicos e visitas guiadas a escolas, locais históricos e museus.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo
formulário online da Capes, conforme as normas e prazos estabelecidos no edital. A submissão da candidatura implica a aceitação integral das condições previstas.
PARTICIPAÇÃO DA UFOP EM EDIÇÕES ANTERIORES: Um participante de edição anterior do programa é o estudante do curso de Letras Dalyson dos Santos Oliveira, que participou de um intercâmbio de 15 dias na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, capital de Angola.
Confira a experiência do aluno.