Ir para o conteúdo

UFOP e Secretaria de Estado de Educação discutem avanços na reforma do Cine Vila Rica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Naty Torres / Festival de Inverno

A Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto se reuniu, na tarde de quarta (14), com o secretário de Educação do Estado de Minas Gerais, Rossieli Soares, para tratar da reforma do Cine Vila Rica, em Ouro Preto. O encontro teve como objetivo alinhar encaminhamentos institucionais e reforçar o compromisso das partes com a execução das obras previstas nos convênios firmados junto ao Governo do Estado e à Fundação Gorceix.

Participaram da reunião o reitor Luciano Campos, o pró-reitor adjunto de Infraestrutura, Edmundo Dantas, e o coordenador de Convênios, Eduardo Curtiss. O tema tem ganhado destaque recente na mídia e integra as discussões sobre preservação do patrimônio cultural e ampliação do acesso a equipamentos culturais no município.

Segundo Edmundo Dantas, o encontro foi importante para expor os desafios envolvidos no processo. "O principal foco da reunião foi reforçar o compromisso da UFOP em executar as obras relativas aos convênios celebrados, além de apresentar as dificuldades impostas pelos prazos e pelas características da obra", explica.

Atualmente, o projeto de reforma do Cine Vila Rica está protocolado junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Ouro Preto e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com o pró-reitor adjunto, foram solicitadas pequenas alterações e complementações, que já estão sendo realizadas pela empresa contratada, responsável também pelo desenvolvimento do projeto executivo que irá orientar a execução da obra.

Entre os pontos destacados na reunião estão as dificuldades logísticas para a realização da intervenção, como a impossibilidade de utilização de equipamentos de grande porte, a limitação de horários para o trânsito de veículos destinados ao transporte de insumos e resíduos, além do calendário de eventos no entorno do edifício.

O reitor Luciano Campos avalia a reunião como de grande relevância, pois permitiu discutir estratégias para garantir a continuidade de obras importantes previstas nos convênios. Quanto ao caso específico do Cine Vila Rica, o reitor afirma que há "um grande esforço para destravar os problemas que inviabilizavam a consecução do projeto". Ele enfatiza que a UFOP está confiante "de que todos os entes envolvidos vão redobrar os esforços para garantir que nos próximos meses entregas efetivas sejam realizadas no âmbito dos convênios", pois se trata de um espaço de alto valor patrimonial, educacional e artístico da UFOP e da cidade de Ouro Preto.

Apesar dos desafios, Edmundo ressalta o compromisso institucional com a qualidade da entrega: "o objetivo é devolver à comunidade um equipamento urbano de alta qualidade, que viabilize o acesso a eventos culturais e atividades de lazer com mais segurança, acessibilidade e tecnologia, sem perder as características originais do espaço".

Para o pró-reitor, o encontro reforçou a disposição das instituições envolvidas em avançar nas tratativas. "Todos os presentes demonstraram empenho em superar obstáculos, vencer barreiras burocráticas e viabilizar a execução da obra", conclui.

 

Veja também

12 Janeiro 2026

A Comissão de Inventário Patrimonial informa a continuidade das atividades do inventário físico de bens móveis relativo ao exercício de...

Leia mais

17 Dezembro 2025

Acompanhe a reunião Extraordinária do Cuni, nesta quarta-feira (17), às 14h.

Leia mais

16 Dezembro 2025

cartao_de_final_de_ano_24-25_-_destaque.png Terminamos mais um ano, e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) fecha este ciclo reafirmando aquilo que a...

Leia mais

12 Dezembro 2025

Em reforço à nota publicada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nesta quinta (11),...

Leia mais